Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

20 de abril de 2010

A Lagarta e a Borboleta

Uma coisa que eu sempre gostei de fazer é falar através de metáforas. Gosto de fazer as pessoas pensarem. Outro dia me ocorreu uma história que eu resolvi adaptar para as conjunturas da atual situação brasileira.

borboleta_mulher

De cinco em cinco anos, num brejo, todos os insetos elegiam um representante. O vencedor da eleição era chamado de o Rei dos Insetos, e este ganhava poderes para definir os sistemas de trabalho das formigas, os horários do canto da cigarra e até altura do vôo dos mosquitos.
Em todas as eleições duas forças polarizavam a intenção de votos. Tinha o grupo dos insetos que votavam na Lagarta e o grupo dos insetos que votavam na Borboleta.
Desde a primeira eleição, a Borboleta sempre foi eleita, deixando os Lagartistas com raiva. Os insetos optavam por escolher a Borboleta como representante porque ela era vistosa, bonita, enquanto a Lagarta tinha um aspecto repugnante, com seus pelos saltando pelo corpo asqueroso e, apesar de ter boas idéias, nunca era eleita.
A Formiga, como Lagartista, não se conformava - Não é possível que estes insetos votem numa borboleta, só porque ela tem asas coloridas.
Já a mariposa não escondia sua admiração pela prima borboleta: - Ela é um luxo!!! Voto nela sempre!!! Minha vida está boa como está. Para que eu vou querer mudar?
Depois de várias eleições, os insetos cansaram-se da mesmice das Borboletas. Os insetos queriam algo novo, algo que mudasse a vida no brejo. Resolveram então que seria eleito a Lagarta. Finalmente, depois de anos, as Lagartas tinham chegado ao poder. Podiam agora expressar seus projetos para o brejo.
O brejo estava em festa, mas no dia da posse, algo tinha acontecido, a Lagarta havia se transformado numa Borboleta e assim, tudo continuou como antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário