Segue um modelo de Folha de Redação para professores utilizarem em suas aulas com critérios avaliativos.
FOLHA DE REDAÇÃO
ALUNO (A): _________________________________________________ DATA:__/__/____ NOTA: ________ TURMA:
_______________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
- __________________________________________________________________
OBSERVAÇÕES:_____________________________________________
Critérios de Avaliação
(0) Fuga total ao tema (o tema não é sequer citado) I tipo de texto divergente (poema, narração, descrição) / texto com menos de 15 linhas (a contagem deve ser feita com bom senso);
(1-3) Redação com graves problemas estruturais (introdução, desenvolvimento e conclusão desequilibrados ou inadequados) / muitos erros gramaticais graves / tema tangenciado ou apenas citado / ideias absolutamente vagas e superficiais;
(4) Estrutura deficiente (uma das partes não cumpre seu papel, por exemplo) / ideias superficiais ou sem exemplificação / texto cheio de exemplos, sem argumentação / erros gramaticais /paragrafação desequilibrada / confusão na exposição de idéias (ausência de clareza);
(5-6) Texto comum ("receita de bolo" mal executada) / erros gramaticais / períodos longos / ideias sem aprofundamento / falta de nexo entre as partes / ausência de tese / estrutura já razoável / tema abordado;
(7) Texto bom, bem organizado / abordagem correta do tema / momentos de qualidade (algumas ideias boas) / poucos erros gramaticais / clareza na exposição das ideias / argumentos com explicação /presença de conectivos;
(8-9) Texto ótimo I excelente abordagem do tema / parágrafos bem distribuídos /períodos de tamanho variado / coesão bem feita, com conectivos e "ganchos" / ideias diferenciais / explicações profundas / exemplos curtos e ilustrativos / quase total ausência de erros (admitem-se pequenos deslizes);
(10) Texto perfeito (que, muitas vezes, não se encaixa no padrão) / ausência (quase) total de erros gramaticais ou estruturais / argumentação aprofundada e seqüencial, inversão de recursos comuns (brincadeiras com lugares-comuns ou citações, por exemplo) / título adequado / construções frasais sofisticadas / pensamento inteligente
(4) Estrutura deficiente (uma das partes não cumpre seu papel, por exemplo) / ideias superficiais ou sem exemplificação / texto cheio de exemplos, sem argumentação / erros gramaticais /paragrafação desequilibrada / confusão na exposição de idéias (ausência de clareza);
(5-6) Texto comum ("receita de bolo" mal executada) / erros gramaticais / períodos longos / ideias sem aprofundamento / falta de nexo entre as partes / ausência de tese / estrutura já razoável / tema abordado;
(7) Texto bom, bem organizado / abordagem correta do tema / momentos de qualidade (algumas ideias boas) / poucos erros gramaticais / clareza na exposição das ideias / argumentos com explicação /presença de conectivos;
(8-9) Texto ótimo I excelente abordagem do tema / parágrafos bem distribuídos /períodos de tamanho variado / coesão bem feita, com conectivos e "ganchos" / ideias diferenciais / explicações profundas / exemplos curtos e ilustrativos / quase total ausência de erros (admitem-se pequenos deslizes);
(10) Texto perfeito (que, muitas vezes, não se encaixa no padrão) / ausência (quase) total de erros gramaticais ou estruturais / argumentação aprofundada e seqüencial, inversão de recursos comuns (brincadeiras com lugares-comuns ou citações, por exemplo) / título adequado / construções frasais sofisticadas / pensamento inteligente
Nenhum comentário:
Postar um comentário