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Técnicas de Redação


Técnicas de Redação

Ultrapassar a barreira entre o pensamento e o papel em branco não é uma tarefa fácil. Portanto, você tem todo direito de ter dificuldades em redigir um texto. O fundamental você já possui: a capacidade de pensar. 


Basta agora aliar sua força de vontade à prática de escrever. Vamos começar?Então, pegue o lápis, o papel e… o que foi? Está difícil começar?Vamos pensar um pouco: A característica principal de um texto bem redigido está na qualidade de seu conteúdo.

Para tanto, é imprescindível estar bem informado sobre o tema à ser discutido. A veracidade das informações, sejam elas históricas, científicas, culturais, deve ser respeitada. Isso não significa que você deixe de questionar a respeito, pois um bom texto depende muito do seu teor crítico acerca da realidade. Assim, podemos dizer que:
Você pode apoiar-se no conhecimento já existente da nossa cultura ocidental.
ou
Você pode questionar o conhecimento já existente, 
desde que conheça bem o tema.


O ideal é nos esforçarmos para escrever nossas próprias idéias, preocupando-nos com o bom senso, mas sem manter uma postura reacionária, acreditando numa verdade absoluta. Há que se lembrar que não existe um conteúdo neutro: sempre existe um questionamento à se fazer, tanto do leitor quanto de quem redige o texto.
Prática: Antes de começar a escrever, lembre-se que o importante é dialogar com seu leitor. Primeiro, faça à lápis, deixando suas idéias esboçadas no papel, sem se preocupar com a estrutura formal. Só reescreva, quando sentir-se mais seguro. O tema é "As dificuldades que tenho para escrever", seu leitor será um aluno cursando o Ensino Médio . No máximo 20 linhas.

Para lembrar:

Não se critica ou reformula algo que não se conhece bem.
Se não houvesse questionamento ainda viveríamos em cavernas.
O diálogo (do grego dia =movimento através, logos =palavra) com o leitor é fundamental.
É preciso antecipar os questionamentos possíveis do leitor, no sentido de manter um diálogo aprofundado e inteligente.
Já para os gregos, a arte do diálogo tinha o sentido de convencer através da palavra.
São muitas as idéias que permeiam nosso pensamento. Tudo o que você leu, viu e ouviu fazem parte do seu repertório pessoal. Como vimos anteriormente, há um conhecimento pré existente acerca dos fatos históricos, culturais e científicos em nossa cultura ocidental aceitos como verdadeiros. O tempo todo, confrontamos o que já conhecemos com a novidade.
Aceitar ou não é uma questão de juízo de valores. Todo juízo de valor implica em outro que o questiona ou contradiz. Esse processo do pensamento em se questionar e contradizer chama-se dialético. É uma oportunidade de observar a realidade sob vários pontos de vista. Há três momentos no processo dialético do pensamento:


A estrutura básica do texto que você escreve corresponde aos três momentos do raciocínio dialético. A principio, temos a introdução, ou seja, a descrição do tema ou idéia inicial. Em seguida, o desenvolvimento: O questionamento em relação à idéia inicial. Finalmente, a conclusão, ou seja, a união dos argumentos mais contundentes de cada idéia.

As três partes que estruturam o texto, também podem ser denominadas: prólogo, corpo e epílogo;começo, meio e fim; introdução, miolo e final;primeira, segunda e terceira parte. O mais importante é compreender que um bom texto depende de uma boa estrutura. Mas, fique tranqüilo. Mais adiante veremos com mais cuidado cada parte da estrutura.
Prática: Pesquise uma notícia recente de jornal. Abstraia do texto a idéia principal e a idéia oposta. Reescreva o texto com suas palavras e adicione a conclusão. Máximo 20 linhas. Seus leitores são estudantes de supletivo para adultos.

Para lembrar:

Dialética é um conceito que define a arte do diálogo.
Para os filósofos marxistas, Dialética é o processo de discussão do real.
Introdução, desenvolvimento e conclusão são as partes que estruturam um ensaio.
O raciocínio dialético deve ser aberto para novas idéias, mas possuir valores sólidos para resistir aos questionamentos.
A estrutura do texto é muito importante. É como a estrutura de um edifício. Imagine o que aconteceria se não existisse?
O texto bem redigido certamente faz o seu leitor pensar sobre o assunto. Portanto, clareza e objetividade acerca do tema escolhido são fundamentais. As dificuldades iniciais para escrever o texto pode estar justamente na delimitação do tema. Ás vezes, o tema escolhido pode ser amplo demais e uma delimitação se faz necessária afim de evitar divagações. A delimitação da idéia central a ser desenvolvida se encontra geralmente logo na introdução.

Ela pode ser explícita, quando o autor se faz presente no texto. Ex: "O que pretendo com esse trabalho é tecer algumas considerações…". Utiliza-se as primeiras pessoas do singular (eu) e do plural (nós) do verbo. A delimitação pode estar implícita, quando o autor não se faz presente, mas o leitor pode deduzir que o assunto está sendo delimitado.Ex:"Esta obra visa ensinar à todos que queiram aprender a redigir corretamente um texto…".

Delimitado o tema, a introdução deve ser sucinta, apenas citando o argumento inicial. Não deve ultrapassar oito ou dez linhas, ou seja, um quinto do texto. Exceto em um ensaio curto (10, 15 linhas), cuja a introdução pode se fundir com o desenvolvimento. Os demais argumentos, os dados, as idéias, o questionamento, entram no desenvolvimento do texto.

Este é maior, ocupando três quintos do texto no mínimo. Aqui, você terá a oportunidade de mostrar toda sua capacidade de argumentação e exposição de idéias. Cuidado para não desviar do tema principal ou colocar opiniões desconexas.

Você deverá pensar o desenvolvimento como uma ponte que levará o leitor da introdução à conclusão. Esta última, deve ter um quinto do texto e encerrar a discussão. A não ser quando propositalmente, o autor queira deixar a conclusão para o próprio leitor.
Prática: O planejamento do texto é muito importante para seu sucesso. Não há como começar a escrever, sem ter em mente o tema delimitado, a introdução, o desenvolvimento e principalmente, a conclusão. Escreva um texto de no máximo 30 linhas sobre o tema:"O fim da ditadura e da censura de imprensa no Brasil" Pesquise, enumere os argumentos e possíveis questionamentos antes de começar. Seus leitores serão jornalistas recém formados.

Para lembrar:

A delimitação do texto, seja implícita ou explícita deve ser decisão sua. Mas há situações impessoais que pode parecer presunção usar "eu acho, eu penso". No vestibular, por exemplo.
Evite introduzir o texto com expressões muito usadas (lugar-comum), chavões.
A introdução deve ser um convite ao leitor para continuar lendo o texto.

Os argumentos do desenvolvimento devem surpreender o leitor. Suas idéias devem ser "saborosas" para atrair sua atenção.
Quando a proporção do texto que você escreve não corresponder ao ensinado, você pode estar com problemas em delimitar o tema. Ás vezes, terminamos "enchendo lingüiça" ou o contrário: ficamos sem ter o que dizer.

Créditos: Sacipandur
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