Pular para o conteúdo principal

Atividades sobre o filme A Corrente do Bem


A Corrente do Bem é um ótimo filme para trabalharmos em sala de aula, pois diversos temas como preconceito, fé e esperança nas pessoas, atitudes diferentes para mudar o mundo, voluntariado, entre outros, são abordados. Segue abaixo um roteiro de atividades pedagógicas de minha autoria.

Sugiro essas atividades para alunos de 9º ano ao Ensino Médio, claro que, respeitando nas respostas, que são dissertativas e de acordo com a opinião do aluno, a maturidade intelectual de cada ano ou série. Podem mudar como quiserem. Espero que gostem.
corrente-bem-gramatica-linguagem
Sinopse: A Corrente do Bem conta a história de um jovem que crê ser possível mudar o mundo a partir da ação voluntária de cada um.
Atividades sobre o filme A Corrente do Bem

** Questões para debate em sala de aula:
No filme A CORRENTE DO BEM observe os seguintes pontos para discutirmos depois em sala de aula.

1.    As mazelas da sociedade
2.    0 caminho de Trevor ao ir embora
3.    A violência e suas caras
4.    O tipo de escola em que Trevor estuda
5.    A mãe do garoto
6.    As atitudes de Trevor
7.    Desestrutura familiar
8.    Preconceito
9.    A fé em si e nos outros

** Questões de Atividade Escrita:
1)    Comente as seguintes frases abaixo:

a)    " É só generosidade entre estranhos"
b)    "Há um mundo lá fora e mesmo que não queiram enfrentá-lo vocês vão senti-lo como um tapa na cara. Então é melhor começar a pensar no que ele significa para vocês agora."

2)    No seu ponto de vista:

a)    0 que é um "pensador global"?
b)    O que o mundo quer de nós?
c)    Somos livres?
d)    Eu gosto do mundo que vejo?
e)    E se o mundo for uma grande decepção?
f)    Onde fica o reino das possibilidades em cada um de nós?
g)    É o esforço que vale nota?
h)    "Só queria ver se o mundo mudaria mesmo". Qual mundo?
i)    "Mas é difícil pra quem se acostumou com as coisas como elas são, É difícil mudar. Então as pessoas desistem. Quando isso acontece todo mundo sai perdendo". Comente.
** Observações:
- Trabalho escrito com as respostas dos enunciados 1 e 2;
- Pode ser individual ou em grupo de três participantes;
- Observar no trabalho letra legível, coordenação de idéias, pensamentos, grafia das palavras (pode ser digitado ou manuscrito);
- O trabalho deverá conter Capa, introdução, desenvolvimento do roteiro e conclusão.
- Utilize sempre que necessário a Gramática e o Dicionário. Busque o aprendizado.

Comentários

  1. ahha descobri da onde q minha professora tiro essas atividades

    ResponderExcluir
  2. A minha professora de Religião pegou essa atividade e passou para os alunos na classe!! Muito interessante, faz pensarmos como é o mundo atual!!

    ResponderExcluir
  3. A minha professora passou essa atividade aos alunos da minha classe, achei muito interessantes, nos faz refletir sobre o mundo atual. O filme "A corrente do bem" também é um ótimo filme!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verbos Transitivos Diretos e indiretos - Exercícios

PREDICAÇÃO VERBAL - OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO
1. (CESCEM-SP) Os pássaros voam na mata.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

2. (CESCEM-SP) O aluno ficou contente com o resultado dos estudos.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

3. (Uni-Rio-RJ) Assinale a opção correta quanto à predicação atribuída ao verbo sublinhado na passagem do texto.
a) "A casa fica num alto lavado de ventos." - ligação;
b) "Aqui não há encantos." - intransitivo;
c) "... as zínias e os manjericões que levantavam um muro colorido ao pé dos estacotes" - transitivo direto e indireto;
d) "Sim, só comparo o Nordeste à Tera Santa." - intransitivo;
e) "... em torno do qual gravitam as plantas, os homens e os bichos." - intransitivo.

4. (Medicina Itajub…

Interpretação de texto–Enem–com gabarito

Teste seus conhecimentos resolvendo 12 questões de interpretação de texto para o Enem.



01. O texto a seguir foi extraído de um romance brasileiro. A partir de sua leitura, é possível extrair traços que permitam identificar o estilo literário a que pertence. Assinale a alternativa que indique esses traços e a escola a que o trecho pode ser filiada.


Caía a tarde. No pequeno jardim da casa do Paquequer, uma linda moça se embalançava indolentemente numa rede de palha presa aos ramos de uma acácia silvestre, que estremecendo deixava cair algumas de suas flores miúdas e perfumadas. Os grandes olhos azuis, meio cerrados, às vezes se abriam languidamente como para se embeberem de luz, e abaixavam de novo as pálpebras rosadas. Os lábios vermelhos e úmidos pareciam uma flor da gardênia dos nossos campos, orvalhada pelo sereno da noite; o hálito doce e ligeiro exalava-se formando um sorriso. Sua tez(1), alva e pura como um froco(2)de algodão, tingia-se nas faces de uns longes(3)cor-de-rosa, que iam, …

Exercícios sobre os Elementos da Comunicação

EXERCÍCIOS SOBRE OS ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO

1. O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar.
Nesta situação, podemos dizer que o canal é:
a) o pai
b) a filha
c) fios de telefone
d) o código
e) a fala

2. Assinale a alternativa incorreta:
a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado.
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números
etc.
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando
novas mensagens.

3. Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um
fracasso porqu…