Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

15 de setembro de 2010

Exercícios de Conjugação Verbal - gabarito Comentado


Assinale as alternativas que apresentam erro de conjugação verbal, e corrija quando necessário.

a)      Fomos convidados para ceiar na casa de um amigo.
b)      Antes que sobreviesse o acidente, o motorista freou bruscamente o carro.
c)      Os pais geralmente intervêm na vida de seus filhos.
d)      Os vizinhos interviram na briga das crianças.
e)      Se o médico previr a doença e intervier a tempo, tudo se resolverá.
f)       Os homens nem sempre remedeiam os males que costumam fazer.
g)      As mulheres geralmente se maqueiam exageradamente.
h)      Não alimentes a dúvida: ponha a tua confiança em Deus.
i)        Se ninguém se opor, faremos a reunião ainda hoje.
j)        Ainda não reouve o que me roubaram.
k)      Ele água o jardim todas as manhãs.
l)        Desejo que vós vades imediatamente.
m)    Faça tudo de acordo com a tua consciência.
n)      A polícia não havia intervindo na discussão.
o)      Se ele não manter a calma, nada será resolvido.
p)      Jamais intervi nos problemas de meus familiares.
q)      Eles não plageiam autor algum.
r)       A aluna reveu a prova.
s)       É preciso que você se adeque às normas da casa.
t)        Ele sempre fale com os nossos negócios.
u)      Quando você vir minha irmã, ficará apaixonado.
v)      Se a testemunha depor favoravelmente, o réu será absolvido.
w)    É sempre o mesmo repórter que media o debate dos políticos.
x)      Aquele engenheiro construi uma casa por semana.
y)      É preciso que o próprio inquilino mobílie a casa.
z)      É preciso consertar o ralo, ele entupe toda semana.

 GABARITO COMENTADO

a) Errado. Os verbos terminados em –EAR (cear, frear, pigarrear, nomear...) apresentam I somente nas 1,2 e 3 do sing. e 3 pessoa do plural do presente (indicativo e subjuntivo).

Eu ceio, tu ceias, ele ceia, nós ceamos, vós ceais, eles ceiam.
Eu ceie, tu ceies, ele ceie, nós ceemos, vós ceeis, eles ceiem.
  
b) Correto. Verbo sobrevir: acontecer logo depois.

 c) Correto. Verbos ter, vir e seus compostos são acentuados na 3ª pessoa do plural.
            ATENÇÃO:
            Eles provêem (verbo prover)
            Eles prevêem (verbo prever)
            Eles crêem (verbo crer)

d) Errado.
Eu intervim, tu intervieste, ele interveio, nós interviemos, vós interviestes, eles intervieram.

e) Correto. Verbos "prever" (conjuga-se como o "ver") e "intervir" (conjuga-se como o "vir"):

Presente do subjuntivo:
Ver: Eu vir, tu virdes, ele vir, nós virmos, vós virdes, eles virem.
Vir: Eu vier, tu vierdes, ele vier, nós viermos, vós vierdes, eles vierem.

f) Correto. O verbo remediar entra nos chamados verbos do MÁRIO:
Mediar
Ansiar
Remediar
Incendiar
Odiar

Para se lembrar da conjugação, pense no "odiar", que é o mais comum. Se eu "odeio", eu "remedeio".
  
g) Errado.
Eu maquio, tu maquias, ele maquia, nós maquiamos, vós maquiais, eles maquiam.
Atenção: também é correta a forma maquilar.

 h) Errado. O verbo pôr está usado na terceira pessoa. Ver casos de uso do imperativo.

i) Errado. Opuser. O verbo "opor" é conjugado como o "pôr".
Eu puser, tu puseres, ele puser, nós pusermos, vós puserdes, eles puserem.
  
j) Correto. Verbo "reaver", conjugado como o "haver".
Cuidado com o verbo "reaver", ele é defectivo, ou seja, não possui todas as formas de conjugação. No presente do indicativo, só pode ser conjugado na primeira e na segunda pessoas do plural (nós e vós). Não existem as demais pessoas neste tempo.
O mesmo ocorre com os verbos "adequar", "precaver" e "falir".
Não confunda "reaver" com "rever".

k) Correto.
Eu águo, tu águas, ele água, nós aguamos, vós aguais, eles águam.

l) Correto.
Eu vá, tu vás, ele vá, nós vamos, vós vades, vão. (presente do subjuntivo)
Eu vou, tu vais, ele vai, nós vamos (ou imos), vós ides, eles vão. (presente do indicativo)

m) Errado.
Atenção: Os verbos terminados em –zer e –zir são abundantes na 2ª Pess. sing. Imperativo afirmativo.
Faze tu / Faz tu   -   Dize tu / Diz tu    -   Traduze / Traduz  -  Conduze / Conduz

n) Correto. Verbo "intervir", segue o padrão de conjugação do verbo "vir".

o) Errado. Mantiver. Verbo "manter", segue conjugação de "ter".

p) Errado. Intervim.

q) Errado.
Eu plagio, tu plagias, ele plagia, nós plagiamos, vós plagiais, eles plagiam.

r) Errado. Reviu. Verbo derivado de "ver".
Atenção: "Prover" se conjuga diferente de ver:
Eu provi, tu proveste, ele proveu, nós provemos, vós provestes. eles proveram.

s) Errado. Adequar é defectivo, NÃO EXISTE NO PRESENTE DO SUBJUNTIVO.
Isso acontece porque o pres. subjuntivo é derivado da 1ª pess. sing. do pres. indicativo. Sabendo-se que o verbo "adequar", no presente ind., só se conjuga nas 1ª e 2ª pess. plural (como visto na questão j), não tem como existir a forma do subjuntivo.

t) Errado. Falir pertence ao mesmo grupo de adequar. No pres. ind., há somente: Nós falimos, vós falis.

u) Correto.
Futuro do Subjuntivo:
   quando eu vir
   quando tu vires
   quando ele vir
   quando nós virmos
   quando vós virdes
   quando eles virem
  
v) Errado. Depuser. "Depor", derivado de "pôr".
  
w) Errado. Medeia. Ver os verbos do MÁRIO (questão f)

x) Correto. Construir é abundante.
Construo, constróis / construis, constrói / construi, construímos, construís, constroem / construem.
Da mesma maneira com desconstruir, destruir, reconstruir, entupir.

y) Correto.
z) Correto (ver questão x).

Autoria: prof. Caco Penna

Um comentário: