Pular para o conteúdo principal

Meditação - Interrupções

Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. 1 Samuel 3.9


Sou professora no ensino médio e frequentemente sou interrompida pelos avisos do sistema de intercomunicação da escola. Em geral, a interrupção é para solicitar o comparecimento de um aluno à diretoria ou para informar alguma alteração no horário de treino de uma equipe esportiva. Para mim, essas comunicações representavam a desagradável interrupção de um precioso tempo de ensino. No entanto, quando li na Bíblia a história sobre o sacerdote Eli e Samuel, de repente passei a ver essas interrupções diárias de uma nova forma. Samuel interrompeu o sono de Eli por três vezes porque achava que ele o estava chamando. Eli achou que as interrupções de Samuel fossem apenas uma criança perturbando seu sono - até que se deu conta de que Samuel estava sendo chamado por Deus. Ao ler sobre a interpretação equivocada de Eli, fiquei imaginando se eu própria não estaria interpretando mal as interrupções pelo sistema de comunicação. Talvez elas fossem um chamado de Deus para que eu orasse pelo aluno ou pela equipe esportiva em questão. Quando comecei a tratá-las como chamados à oração, deixaram de ser um aborrecimento. Não vou dizer que anseio pelas interrupções, mas, em vez de me aborrecer com elas, agora canalizo essa energia para a oração.
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a nos lembrar de buscar-Te tanto nas rotinas diárias como nas interrupções do nosso dia a dia. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como posso transformar os aborrecimentos da vida em chamados à oração?
Oremos pelos professores e professoras.
Meditação escrita por Vicki Hines (Tennessee, EUA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verbos Transitivos Diretos e indiretos - Exercícios

PREDICAÇÃO VERBAL - OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO
1. (CESCEM-SP) Os pássaros voam na mata.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

2. (CESCEM-SP) O aluno ficou contente com o resultado dos estudos.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

3. (Uni-Rio-RJ) Assinale a opção correta quanto à predicação atribuída ao verbo sublinhado na passagem do texto.
a) "A casa fica num alto lavado de ventos." - ligação;
b) "Aqui não há encantos." - intransitivo;
c) "... as zínias e os manjericões que levantavam um muro colorido ao pé dos estacotes" - transitivo direto e indireto;
d) "Sim, só comparo o Nordeste à Tera Santa." - intransitivo;
e) "... em torno do qual gravitam as plantas, os homens e os bichos." - intransitivo.

4. (Medicina Itajub…

Interpretação de texto–Enem–com gabarito

Teste seus conhecimentos resolvendo 12 questões de interpretação de texto para o Enem.



01. O texto a seguir foi extraído de um romance brasileiro. A partir de sua leitura, é possível extrair traços que permitam identificar o estilo literário a que pertence. Assinale a alternativa que indique esses traços e a escola a que o trecho pode ser filiada.


Caía a tarde. No pequeno jardim da casa do Paquequer, uma linda moça se embalançava indolentemente numa rede de palha presa aos ramos de uma acácia silvestre, que estremecendo deixava cair algumas de suas flores miúdas e perfumadas. Os grandes olhos azuis, meio cerrados, às vezes se abriam languidamente como para se embeberem de luz, e abaixavam de novo as pálpebras rosadas. Os lábios vermelhos e úmidos pareciam uma flor da gardênia dos nossos campos, orvalhada pelo sereno da noite; o hálito doce e ligeiro exalava-se formando um sorriso. Sua tez(1), alva e pura como um froco(2)de algodão, tingia-se nas faces de uns longes(3)cor-de-rosa, que iam, …

Exercícios sobre os Elementos da Comunicação

EXERCÍCIOS SOBRE OS ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO

1. O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar.
Nesta situação, podemos dizer que o canal é:
a) o pai
b) a filha
c) fios de telefone
d) o código
e) a fala

2. Assinale a alternativa incorreta:
a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado.
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números
etc.
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando
novas mensagens.

3. Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um
fracasso porqu…