Pular para o conteúdo principal

Descoberto o fóssil de baleia antiga

DivulgaçãoCientistas descobriram uma antiga baleia cuja mordida arrancava pedaços de outras baleias há 12 milhões de anos, e deram-lhe um nome em homenagem ao autor de Moby Dick. 

Ao lado a Ilustração que mostra o cachalote Leviathan melvillei em ação

O cachalote pré-histórico crescia até atingir 13 ou 18 metros de comprimento, o que não é incomum para as baleias modernas. Mas, diferentemente dos cachalotes atuais, o Leviathan melvillei, que recebeu o nome em homenagem ao escritor Herman Melville, tinha dentes semelhantes a presas, com 36 centímetros de comprimento. 

A fera dos mares evidentemente se alimentava de outras baleias, dizem os pesquisadores na edição desta semana na revista Nature. Eles informam a descoberta de um crânio do cachalote no deserto do Peru.

Os cientistas batizaram a criatura em tributo ao escritor do século 19 e sua narrativa clássica de uma grande baleia branca. O romance é marcado por  reflexões sobre história natural entremeadas à ação. 

"Há um capítulo sobre fósseis", diz um dos autores do artigo na Nature, Olivier Lambert, do Museu de História Natural de Paris. "Melville menciona alguns dos fósseis que estudei para minha tese de doutorado".

O paleontólogo  Anthony Friscia, que não tomou parte na descoberta, disse que dentes descobertos ao longo dos anos já indicavam a existência dessa baleia antiga, mas que, sem um crânio onde encaixá-los, as características ferais da criatura continuavam um mistério.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verbos Transitivos Diretos e indiretos - Exercícios

PREDICAÇÃO VERBAL - OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO
1. (CESCEM-SP) Os pássaros voam na mata.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

2. (CESCEM-SP) O aluno ficou contente com o resultado dos estudos.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

3. (Uni-Rio-RJ) Assinale a opção correta quanto à predicação atribuída ao verbo sublinhado na passagem do texto.
a) "A casa fica num alto lavado de ventos." - ligação;
b) "Aqui não há encantos." - intransitivo;
c) "... as zínias e os manjericões que levantavam um muro colorido ao pé dos estacotes" - transitivo direto e indireto;
d) "Sim, só comparo o Nordeste à Tera Santa." - intransitivo;
e) "... em torno do qual gravitam as plantas, os homens e os bichos." - intransitivo.

4. (Medicina Itajub…

Interpretação de texto–Enem–com gabarito

Teste seus conhecimentos resolvendo 12 questões de interpretação de texto para o Enem.



01. O texto a seguir foi extraído de um romance brasileiro. A partir de sua leitura, é possível extrair traços que permitam identificar o estilo literário a que pertence. Assinale a alternativa que indique esses traços e a escola a que o trecho pode ser filiada.


Caía a tarde. No pequeno jardim da casa do Paquequer, uma linda moça se embalançava indolentemente numa rede de palha presa aos ramos de uma acácia silvestre, que estremecendo deixava cair algumas de suas flores miúdas e perfumadas. Os grandes olhos azuis, meio cerrados, às vezes se abriam languidamente como para se embeberem de luz, e abaixavam de novo as pálpebras rosadas. Os lábios vermelhos e úmidos pareciam uma flor da gardênia dos nossos campos, orvalhada pelo sereno da noite; o hálito doce e ligeiro exalava-se formando um sorriso. Sua tez(1), alva e pura como um froco(2)de algodão, tingia-se nas faces de uns longes(3)cor-de-rosa, que iam, …

Exercícios sobre os Elementos da Comunicação

EXERCÍCIOS SOBRE OS ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO

1. O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar.
Nesta situação, podemos dizer que o canal é:
a) o pai
b) a filha
c) fios de telefone
d) o código
e) a fala

2. Assinale a alternativa incorreta:
a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado.
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números
etc.
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando
novas mensagens.

3. Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um
fracasso porqu…