Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

6 de julho de 2010

Aprendendo com Mapa Conceitual Geografia 6º Ano

Eu tive conhecimento sobre mapas conceituais no ano 2000. A facilidade com que com eles podemos memorizar o conhecimento das diversas disciplinas tem me auxiliado a ensinar meus alunos de aulas particulares. Também já utilizei muito em sala de aula para ensinar, principalmente, como o aluno poderia estudar em casa fazendo o mapa conceitual.

A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na decáda de 70 pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. (Wikipédia)

Explico sempre que o mapa nada mais é que um retrato, uma representação específica do conhecimento que fazemos através de ligações e, por isso, cada um faz de sua maneira, ou seja, a maneira mais facil para não se esquecer. Quando faço para meus alunos utilizo diferentes setas, desenhinhos, para que não seja algo enfadonho, ou que o cérebro se acostume à imagem.

Penso que se todos os alunos conseguissem desenvolver essa técnica de estudo, ou se os pais e professores também fizessem para auxiliá-los, muitos dos problemas referentes ao aprendizado e memorização de conceitos seriam sanados.

Acabei de fazer um para estudar com o meu aluno do 6º ano (antiga 5ª série) e compartilho com vocês, caso queiram utilizar. A matéria é Planeta Terra: Forma e Movimento. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.



Se gostarem, falo mais sobre como trabalhar com mapas conceituais em outros posts e, sempre que eu fizer, posto aqui para vocês.

Um comentário:

  1. O assunto me interessa. Tenho dificuldades de memorização. Vou acompanhar o blog, muito interessante mesmo.

    ResponderExcluir