Pular para o conteúdo principal

Professor, Semeie os seus Sonhos Pedagógicos!

Só se colhe do mesmo que se semeia.
Jó 4.8; Pv 22.8


A educação é, por si só, um terreno fértil para sonhos pedagógicos. Sonha-se com uma escola de qualidade. Sonha-se com um aprendizado constante. Sonha-se que uma escola seja um local tão ou mais agradável e seguro que a nossa casa. Sonha-se o tempo todo sobre tudo.

Sonhos são sementes que jogamos ao universo. Mas sonhar sem executar não deixa que o sonho passe disto: uma idéia que existe na cabeça.

A educação atual precisa, urgentemente, de sonhos executados. A escola precisa de amparo, de cuidados, precisa de suporte de vários níveis que perpassam do financeiro ao pedagógico. A Escola Pública não é do governo apenas. A escola pública é nossa, minha e sua. E para que o sonho de uma escola pública de qualidade aconteça, é preciso acreditar que seja possível. É necessário um olhar amoroso, reflexões coerentes e, principalmente, mudança de atitude e trabalho em equipe. É necessário amor à educação.

Quem ama corre atrás dos seus sonhos e das maneiras para executá-los. Quem ama, corrige. Quem ama,orienta. Quem ama, cuida. Quem ama, principalmente, quer o melhor para o que ama. É desse olhar de amor que a escola pública necessita.. É da atitude amorosa e coercitiva que nossos alunos precisam. É do amor e educação dada pela família que nossos filhos têm necessidade.

Uma sociedade sem sonhos é uma sociedade doente. Carente de bondade e solidariedade.Carente de respeito ao próximo. Insatisfeita com tudo e todos. Cheia de violência.

Que tipo de sociedade você quer para você e sua família? A melhor, não é mesmo? Então, acredite e fortaleça a Educação. Sonhe. Semeie seus sonhos. Execute-os. Eduque. Em casa, no trabalho, no lazer, na escola. Eduque o tempo todo, pois só pela educação acharemos o caminho para as soluções dos problemas da nossa sociedade.


Autoria: Professora Josevânia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interpretação de texto–Enem–com gabarito

Teste seus conhecimentos resolvendo 12 questões de interpretação de texto para o Enem.



01. O texto a seguir foi extraído de um romance brasileiro. A partir de sua leitura, é possível extrair traços que permitam identificar o estilo literário a que pertence. Assinale a alternativa que indique esses traços e a escola a que o trecho pode ser filiada.


Caía a tarde. No pequeno jardim da casa do Paquequer, uma linda moça se embalançava indolentemente numa rede de palha presa aos ramos de uma acácia silvestre, que estremecendo deixava cair algumas de suas flores miúdas e perfumadas. Os grandes olhos azuis, meio cerrados, às vezes se abriam languidamente como para se embeberem de luz, e abaixavam de novo as pálpebras rosadas. Os lábios vermelhos e úmidos pareciam uma flor da gardênia dos nossos campos, orvalhada pelo sereno da noite; o hálito doce e ligeiro exalava-se formando um sorriso. Sua tez(1), alva e pura como um froco(2)de algodão, tingia-se nas faces de uns longes(3)cor-de-rosa, que iam, …

Verbos Transitivos Diretos e indiretos - Exercícios

PREDICAÇÃO VERBAL - OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO
1. (CESCEM-SP) Os pássaros voam na mata.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

2. (CESCEM-SP) O aluno ficou contente com o resultado dos estudos.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

3. (Uni-Rio-RJ) Assinale a opção correta quanto à predicação atribuída ao verbo sublinhado na passagem do texto.
a) "A casa fica num alto lavado de ventos." - ligação;
b) "Aqui não há encantos." - intransitivo;
c) "... as zínias e os manjericões que levantavam um muro colorido ao pé dos estacotes" - transitivo direto e indireto;
d) "Sim, só comparo o Nordeste à Tera Santa." - intransitivo;
e) "... em torno do qual gravitam as plantas, os homens e os bichos." - intransitivo.

4. (Medicina Itajub…

40 exercícios sobre formação de palavras com gabarito

Faça os exercícios sobre o processo de formação das palavras e prepare-se para as provas finais. Os exercícios de processo de formação das palavras irão lhe ajudar a entender a matéria e desenvolver um raciocínio lógico. 


1. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo 
      processo: 
      a) ajoelhar / antebraço / assinatura 
      b) atraso / embarque / pesca 
      c) o jota / o sim / o tropeço 
      d) entrega / estupidez / sobreviver 
      e) antepor / exportação / sanguessuga 

 2. (BB) A palavra "aguardente" formou-se por: 
      a) hibridismo     d) parassíntese 
      b) aglutinação     e) derivação regressiva 
      c) justaposição 

3. (AMAN) Que item contém somente palavras formadas por justaposição? 
      a) desagradável - complemente 
      b) vaga-lume - pé-de-cabra 
      c) encruzilhada - estremeceu 
      d) supersticiosa - valiosas 
      e) desatarraxou - estremeceu 

4. (UE-PR) "Sarampo" é: 
      a) forma primitiva 
      b) formado po…