25 de junho de 2010

Modelo de Folha de Redação para Professores

Segue um modelo de Folha de Redação para professores utilizarem em suas aulas com critérios avaliativos.


FOLHA DE REDAÇÃO

ALUNO (A): _________________________________________________ DATA:__/__/____ NOTA: ________ TURMA:






_______________________________
  1. __________________________________________________________________
  2. __________________________________________________________________
  3. __________________________________________________________________
  4. __________________________________________________________________
  5. __________________________________________________________________
  6. __________________________________________________________________
  7. __________________________________________________________________
  8. __________________________________________________________________
  9. __________________________________________________________________
  10. __________________________________________________________________
  11. __________________________________________________________________
  12. __________________________________________________________________
  13. __________________________________________________________________
  14. __________________________________________________________________
  15. __________________________________________________________________
  16. __________________________________________________________________
  17. __________________________________________________________________
  18. __________________________________________________________________
  19. __________________________________________________________________
  20. __________________________________________________________________
  21. __________________________________________________________________
  22. __________________________________________________________________
  23. __________________________________________________________________
  24. __________________________________________________________________
  25. __________________________________________________________________
  26. __________________________________________________________________
  27. __________________________________________________________________
  28. __________________________________________________________________
  29. __________________________________________________________________
  30. __________________________________________________________________
 
OBSERVAÇÕES:_____________________________________________

Critérios de Avaliação

(0) Fuga total ao tema (o tema não é sequer citado) I tipo de texto divergente (poema, narração, descrição) / texto com menos de 15 linhas (a contagem deve ser feita com bom senso);
(1-3) Redação com graves problemas estruturais (introdução, desenvolvimento e conclusão desequilibrados ou inadequados) / muitos erros gramaticais graves / tema tangenciado ou apenas citado / ideias absolutamente vagas e superficiais;

(4) Estrutura deficiente (uma das partes não cumpre seu papel, por exemplo) / ideias superficiais ou sem exemplificação / texto cheio de exemplos, sem argumentação / erros gramaticais /paragrafação desequilibrada / confusão na exposição de idéias (ausência de clareza);

(5-6) Texto comum ("receita de bolo" mal executada) / erros gramaticais / períodos longos / ideias sem aprofundamento / falta de nexo entre as partes / ausência de tese / estrutura já razoável / tema abordado;

(7) Texto bom, bem organizado / abordagem correta do tema / momentos de qualidade (algumas ideias boas) / poucos erros gramaticais / clareza na exposição das ideias / argumentos com explicação /presença de conectivos;

(8-9) Texto ótimo I excelente abordagem do tema / parágrafos bem distribuídos /períodos de tamanho variado / coesão bem feita, com conectivos e "ganchos" / ideias diferenciais / explicações profundas / exemplos curtos e ilustrativos / quase total ausência de erros (admitem-se pequenos deslizes);

(10) Texto perfeito (que, muitas vezes, não se encaixa no padrão) / ausência (quase) total de erros gramaticais ou estruturais / argumentação aprofundada e seqüencial, inversão de recursos comuns (brincadeiras com lugares-comuns ou citações, por exemplo) / título adequado / construções frasais sofisticadas / pensamento inteligente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo de Folha de Redação para Professores

Segue um modelo de Folha de Redação para professores utilizarem em suas aulas com critérios avaliativos.


FOLHA DE REDAÇÃO

ALUNO (A): _________________________________________________ DATA:__/__/____ NOTA: ________ TURMA:






_______________________________
  1. __________________________________________________________________
  2. __________________________________________________________________
  3. __________________________________________________________________
  4. __________________________________________________________________
  5. __________________________________________________________________
  6. __________________________________________________________________
  7. __________________________________________________________________
  8. __________________________________________________________________
  9. __________________________________________________________________
  10. __________________________________________________________________
  11. __________________________________________________________________
  12. __________________________________________________________________
  13. __________________________________________________________________
  14. __________________________________________________________________
  15. __________________________________________________________________
  16. __________________________________________________________________
  17. __________________________________________________________________
  18. __________________________________________________________________
  19. __________________________________________________________________
  20. __________________________________________________________________
  21. __________________________________________________________________
  22. __________________________________________________________________
  23. __________________________________________________________________
  24. __________________________________________________________________
  25. __________________________________________________________________
  26. __________________________________________________________________
  27. __________________________________________________________________
  28. __________________________________________________________________
  29. __________________________________________________________________
  30. __________________________________________________________________
 
OBSERVAÇÕES:_____________________________________________

Critérios de Avaliação

(0) Fuga total ao tema (o tema não é sequer citado) I tipo de texto divergente (poema, narração, descrição) / texto com menos de 15 linhas (a contagem deve ser feita com bom senso);
(1-3) Redação com graves problemas estruturais (introdução, desenvolvimento e conclusão desequilibrados ou inadequados) / muitos erros gramaticais graves / tema tangenciado ou apenas citado / ideias absolutamente vagas e superficiais;

(4) Estrutura deficiente (uma das partes não cumpre seu papel, por exemplo) / ideias superficiais ou sem exemplificação / texto cheio de exemplos, sem argumentação / erros gramaticais /paragrafação desequilibrada / confusão na exposição de idéias (ausência de clareza);

(5-6) Texto comum ("receita de bolo" mal executada) / erros gramaticais / períodos longos / ideias sem aprofundamento / falta de nexo entre as partes / ausência de tese / estrutura já razoável / tema abordado;

(7) Texto bom, bem organizado / abordagem correta do tema / momentos de qualidade (algumas ideias boas) / poucos erros gramaticais / clareza na exposição das ideias / argumentos com explicação /presença de conectivos;

(8-9) Texto ótimo I excelente abordagem do tema / parágrafos bem distribuídos /períodos de tamanho variado / coesão bem feita, com conectivos e "ganchos" / ideias diferenciais / explicações profundas / exemplos curtos e ilustrativos / quase total ausência de erros (admitem-se pequenos deslizes);

(10) Texto perfeito (que, muitas vezes, não se encaixa no padrão) / ausência (quase) total de erros gramaticais ou estruturais / argumentação aprofundada e seqüencial, inversão de recursos comuns (brincadeiras com lugares-comuns ou citações, por exemplo) / título adequado / construções frasais sofisticadas / pensamento inteligente

Nenhum comentário:

Postar um comentário