Pular para o conteúdo principal

Modelo de Folha de Redação para Professores

Segue um modelo de Folha de Redação para professores utilizarem em suas aulas com critérios avaliativos.


FOLHA DE REDAÇÃO

ALUNO (A): _________________________________________________ DATA:__/__/____ NOTA: ________ TURMA:






_______________________________
  1. __________________________________________________________________
  2. __________________________________________________________________
  3. __________________________________________________________________
  4. __________________________________________________________________
  5. __________________________________________________________________
  6. __________________________________________________________________
  7. __________________________________________________________________
  8. __________________________________________________________________
  9. __________________________________________________________________
  10. __________________________________________________________________
  11. __________________________________________________________________
  12. __________________________________________________________________
  13. __________________________________________________________________
  14. __________________________________________________________________
  15. __________________________________________________________________
  16. __________________________________________________________________
  17. __________________________________________________________________
  18. __________________________________________________________________
  19. __________________________________________________________________
  20. __________________________________________________________________
  21. __________________________________________________________________
  22. __________________________________________________________________
  23. __________________________________________________________________
  24. __________________________________________________________________
  25. __________________________________________________________________
  26. __________________________________________________________________
  27. __________________________________________________________________
  28. __________________________________________________________________
  29. __________________________________________________________________
  30. __________________________________________________________________
 
OBSERVAÇÕES:_____________________________________________

Critérios de Avaliação

(0) Fuga total ao tema (o tema não é sequer citado) I tipo de texto divergente (poema, narração, descrição) / texto com menos de 15 linhas (a contagem deve ser feita com bom senso);
(1-3) Redação com graves problemas estruturais (introdução, desenvolvimento e conclusão desequilibrados ou inadequados) / muitos erros gramaticais graves / tema tangenciado ou apenas citado / ideias absolutamente vagas e superficiais;

(4) Estrutura deficiente (uma das partes não cumpre seu papel, por exemplo) / ideias superficiais ou sem exemplificação / texto cheio de exemplos, sem argumentação / erros gramaticais /paragrafação desequilibrada / confusão na exposição de idéias (ausência de clareza);

(5-6) Texto comum ("receita de bolo" mal executada) / erros gramaticais / períodos longos / ideias sem aprofundamento / falta de nexo entre as partes / ausência de tese / estrutura já razoável / tema abordado;

(7) Texto bom, bem organizado / abordagem correta do tema / momentos de qualidade (algumas ideias boas) / poucos erros gramaticais / clareza na exposição das ideias / argumentos com explicação /presença de conectivos;

(8-9) Texto ótimo I excelente abordagem do tema / parágrafos bem distribuídos /períodos de tamanho variado / coesão bem feita, com conectivos e "ganchos" / ideias diferenciais / explicações profundas / exemplos curtos e ilustrativos / quase total ausência de erros (admitem-se pequenos deslizes);

(10) Texto perfeito (que, muitas vezes, não se encaixa no padrão) / ausência (quase) total de erros gramaticais ou estruturais / argumentação aprofundada e seqüencial, inversão de recursos comuns (brincadeiras com lugares-comuns ou citações, por exemplo) / título adequado / construções frasais sofisticadas / pensamento inteligente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interpretação de texto–Enem–com gabarito

Teste seus conhecimentos resolvendo 12 questões de interpretação de texto para o Enem.



01. O texto a seguir foi extraído de um romance brasileiro. A partir de sua leitura, é possível extrair traços que permitam identificar o estilo literário a que pertence. Assinale a alternativa que indique esses traços e a escola a que o trecho pode ser filiada.


Caía a tarde. No pequeno jardim da casa do Paquequer, uma linda moça se embalançava indolentemente numa rede de palha presa aos ramos de uma acácia silvestre, que estremecendo deixava cair algumas de suas flores miúdas e perfumadas. Os grandes olhos azuis, meio cerrados, às vezes se abriam languidamente como para se embeberem de luz, e abaixavam de novo as pálpebras rosadas. Os lábios vermelhos e úmidos pareciam uma flor da gardênia dos nossos campos, orvalhada pelo sereno da noite; o hálito doce e ligeiro exalava-se formando um sorriso. Sua tez(1), alva e pura como um froco(2)de algodão, tingia-se nas faces de uns longes(3)cor-de-rosa, que iam, …

Verbos Transitivos Diretos e indiretos - Exercícios

PREDICAÇÃO VERBAL - OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO
1. (CESCEM-SP) Os pássaros voam na mata.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

2. (CESCEM-SP) O aluno ficou contente com o resultado dos estudos.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

3. (Uni-Rio-RJ) Assinale a opção correta quanto à predicação atribuída ao verbo sublinhado na passagem do texto.
a) "A casa fica num alto lavado de ventos." - ligação;
b) "Aqui não há encantos." - intransitivo;
c) "... as zínias e os manjericões que levantavam um muro colorido ao pé dos estacotes" - transitivo direto e indireto;
d) "Sim, só comparo o Nordeste à Tera Santa." - intransitivo;
e) "... em torno do qual gravitam as plantas, os homens e os bichos." - intransitivo.

4. (Medicina Itajub…

40 exercícios sobre formação de palavras com gabarito

Faça os exercícios sobre o processo de formação das palavras e prepare-se para as provas finais. Os exercícios de processo de formação das palavras irão lhe ajudar a entender a matéria e desenvolver um raciocínio lógico. 


1. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo 
      processo: 
      a) ajoelhar / antebraço / assinatura 
      b) atraso / embarque / pesca 
      c) o jota / o sim / o tropeço 
      d) entrega / estupidez / sobreviver 
      e) antepor / exportação / sanguessuga 

 2. (BB) A palavra "aguardente" formou-se por: 
      a) hibridismo     d) parassíntese 
      b) aglutinação     e) derivação regressiva 
      c) justaposição 

3. (AMAN) Que item contém somente palavras formadas por justaposição? 
      a) desagradável - complemente 
      b) vaga-lume - pé-de-cabra 
      c) encruzilhada - estremeceu 
      d) supersticiosa - valiosas 
      e) desatarraxou - estremeceu 

4. (UE-PR) "Sarampo" é: 
      a) forma primitiva 
      b) formado po…