Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

3 de fevereiro de 2010

Monteiro Lobato – O anjinho

Emília era obrigada a explicar tudo, tudo...
_ Oh! – disse ela, você não imagina como é interessante a língua
que falamos aqui! As palavras da nossa língua servem para indicar coisas, mas, como às vezes a mesma palavra indica várias coisas diferentes, saem os maiores embrulhos. O tal cabo, por exemplo. Ora é isso, ora é aquilo. Há os cabos de faca, de bule, de panelas, como eu já disse, que são as pontas por onde a gente pega nesses objetos. Há os cabos de geografia, que são por onde a gente pega nesses objetos. Há os cabos do exército, que são soldados. Há os cabos submarinos, que são uns fios de cobre compridíssimos por meio dos quais os homens passam telegramas dum continente a outro por dentro dos mares. e há um tal "dar cabo" que é destruir qualquer coisa.
_ Mas por que é assim?
_ Para atrapalhar a gente. Eu penso que todas as calamidades do
mundo vêm da língua. Se os homens não falassem, tudo correria muito bem, como entre os animais que não falam. As formigas e as abelhas, por exemplo. Esses bichinhos vivem na maior ordem possível, com suas comidinhas a hora e a tempo _ e que comidas! O mel é uma perfeição que você nem sonha! Exatinho da cor de seus cabelos, mas sem cachos; em vez de cachos tem favos. E qual o segredo da felicidade desses animaizinhos? Um só: não falam. No dia em que derem de falar, adeus ordem, adeus paz, adeus mel! A língua é a desgraça dos homens na Terra.
_ Se é assim, por que eles não cortam a língua? 
Emília ria-se, ria-se.
_ Cortar a língua? Essa palavra língua quer dizer duas coisas: um órgão da boca, onde está localizado o paladar, e também a fala dos homens. Há língua do Rio Grande, que vêm em latas e servem para comermos, e há as línguas da falação – a língua italiana, a grega, a portuguesa, a inglesa. Estas não servem para comer _ só para armar bate-boca. 
_ Que é isso?
_ Brigas sonoras. Antes de brigar com socos e tapas e tiros, as criaturas brigam com desaforos.
_ Que é desaforo?
_ Desaforo é fazer certos elogios a uma pessoa. Vou dar um exemplo. Temos por aqui um animal chamado cachorro ou cão, bicho de muito bons sentimento, o mais amigo do homem. É tão dedicado e amoroso, que o consideram o símbolo da fidelidade. É o cão que guarda os quintais contra os homens ladrões. é o cão que descobre a caça no mato. é o cão que puxa o trenó nas regiões só de gelo. (...) O cão é um colosso. Pois bem. Quando um homem compara outro homem ao cão, dizendo: "Tu és um cão", o outro puxa a faca. Desaforo é isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário