Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

30 de novembro de 2010

Verbos Transitivos Diretos e indiretos - Exercícios

PREDICAÇÃO VERBAL - OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO
 

1. (CESCEM-SP) Os pássaros voam na mata.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

2. (CESCEM-SP) O aluno ficou contente com o resultado dos estudos.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

3. (Uni-Rio-RJ) Assinale a opção correta quanto à predicação atribuída ao verbo sublinhado na passagem do texto.
a) "A casa fica num alto lavado de ventos." - ligação;
b) "Aqui não  encantos." - intransitivo;
c) "... as zínias e os manjericões que levantavam um muro colorido ao pé dos estacotes" - transitivo direto e indireto;
d) "Sim, só comparo o Nordeste à Tera Santa." - intransitivo;
e) "... em torno do qual gravitam as plantas, os homens e os bichos." - intransitivo.

4. (Medicina Itajubá-MG) Todas as orações apresentam verbo de ligação, exceto:
a) Camilo saiu desesperado da biblioteca.
b) Juliana ficou pensativa ao lado da irmã.
c) Orestes continuava firme no seu propósito.
d) Jairo permanece calado no meio da gritaria.
e) Cézar parecia um rapaz entre seus coleguinhas.

5. (UFRJ-Letras) A classificação sintática de NADA, no trecho abaixo, é:
"Reflexionou muito sem adiantar nada." (Machado de Assis)
a) sujeito;                               b) objeto direto;  
c) pronome indefinido;               d) predicativo do sujeito.

6. (Escola de Marinha Mercante) No período "Cumpriria com as obrigações, certamente".
A função sintática do elemento sublinhado é:
a) complemento nominal;                        b) objeto direto;
c) objeto direto preposicionado;              d) objeto indireto.

7. (UGF - Escola Médica do RJ) Assinale o único caso em que o pronome oblíquo átono exerce a função de objeto indireto:
a) Contive-me.             b) Ele aguardava-me desde cedo.              c) Isto me agrada.
d) O aluno me viu.         e) Socorram-me. 

8. (Escola de Marinha Mercante) No período: "As cartas, enviei-as, ontem, pelo portador da Companhia."
A função sintática do termo sublinhado é:
a) objeto indireto pleonástico;                b) sujeito;
c) objeto indireto;                                d) objeto direto pleonástico;
e) objeto direto.

 

GABARITO

1 - D  2 - A  3 - E  4 - A  5 - A  6 - C  7 - C  8 - D

23 comentários:

  1. exercício muito bom =)

    ResponderExcluir
  2. Valeu ajudou bastante!!! professora coloca umas questões assim na prova, por favor!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Me esclareceu algumas dúvidas, tenho prova hoje a tarde e tem muitos outros conteúdos juntos, se você explorar mais o seu blog com exercícios diversos ficaria muito interessante, Agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
  4. tomare que me ajude tambem na prova pq eu estou confiante dissso

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou bastante na prova!

    ResponderExcluir
  6. Óptimo, ajudou-me!!! Um tanto!!!...

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! continue com isso!

    ResponderExcluir
  8. muito facil, tem que colocar questões mais dificeis

    ResponderExcluir
  9. eu sou da 7 serie e achei isso muito facio coloquem coisas mais dificeis

    ResponderExcluir
  10. gabaritei a prova vaaaaaleuleuleuleu

    ResponderExcluir
  11. muiito boom eu vo ter uma prova de protguês e isso me ajudo muiito vlw

    ResponderExcluir
  12. muito muito bom = Ótimo.........

    ResponderExcluir
  13. Fico maravilhoso vai em ajduar muito na prova e pra vida toda valeu!!!

    ResponderExcluir