Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

6 de setembro de 2010

Análise da música Quando a gente ama



Certas canções, principalmente as que falam de amor, são verdadeiras poesias. A música "Quando a gente ama" é uma dessas. Dá vontade de ouvir, ouvir de novo e cantar... A catarse que dá, a emoção dos sentimentos que afloram em uma música é, para mim, uma das muitas funções mais belas da arte: induzir a sentimentos. Ouvindo uma música você pode se sentir tão alegre ou tão triste de acordo com seus pensamentos e acontecimentos do dia ou pela interpretação de quem canta. Em outras, a paz é tão gostosa... Essa me dá uma sensação de paz maravilhosa, pela simplicidade de falar do maior sentimento humano de uma maneira que qualquer pessoa pode entender: simplesmente.


Vamos ouvi-la?




Quando a Gente Ama
Composição: Marcelo Barbosa Barreti / Nil Bernardes / Fábio Caetano
Interpretação de Osvaldo montenegro

Quem vai dizer ao coração,
Que a paixão não é loucura
Mesmo que pareça 
Insano acreditar
Me apaixonei por um olhar
Por um gesto de ternura
Mesmo sem palavra
Alguma pra falar
Meu amor,a vida passa num instante
E um instante é muito pouco pra sonhar
Quando a gente ama,
Simplesmente ama
É impossível explicar
Quando a gente ama
Simplesmente ama!
 ♥


Interpretação


No trecho: "Quem vai dizer ao coração, Que a paixão não é loucura Mesmo que pareça Insano acreditar", temos uma personificação do órgão humano. Como se precisássemos dizer a ele, ao coração, depois de ouvir suas indagações sobre a paixão, sobre as insanidades do amor. E fazendo isso, explicar que a paixão, sentimento que o coração estaria sentindo "não é loucura" mesmo que aparentemente pareça.
insano adj.1. Louco, demente.2. Ímprobo.3. Excessivo.4. Contínuo.
Me apaixonei por um olhar / Por um gesto de ternura
Mesmo sem palavra / Alguma pra falar






Neste trecho vemos os argumentos do apaixonado, que se apaixona por um gesto, um sorriso, uma ternura, uma palavra. Por isso, até mesmo a falta do acreditar e a referência à loucura.

Meu amor,a vida passa num instante / E um instante é muito pouco pra sonhar
A magia infinita dos apaixonados que querem eternizar os sentimentos e os momentos com o ser amado. Em contraste, a efemeridade da vida, que passa de forma tão rápida e é muito pouca para realizar nossos sonhos. Para que perder tempo então em complicações ou análises sobre ela? Argumento próprio dos que amam, dos que sonham e querem ver seus sonhos realizados com a pessoa amada.
"Quando a gente ama / Simplesmente ama / É impossível explicar / Quando a gente ama / Simplesmente ama"
Quem já não ouviu essa frase, ou não a disse? Amo porque amo e pronto, diz a cultura popular, a vizinha,o amigo, o feio, o bonito. Há como explicar porque se ama a João e não a Pedro? Por que se ama o feio, se bonito lhe parece? Não há como! Como na letra,o amor é simples de sentir. Simplesmente acontece, sem rodeios, explicações detalhadas ou avisos.


Faz tempo que não trabalho com Análise de texto, mas adoro. Deixem comentário. Beijos.

Um comentário:

  1. Muito boa e interessante essa interpretação.
    Nós professores a cada dia temos que inovar para conquistar os nossos alunos, não é mesmo?

    Parabéns por sua iniciativa de postar os seus trabalhos.

    Delvita

    ResponderExcluir