Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

23 de junho de 2010

Vídeo do Conto A Cartomante com Exercício

"Camilo e Vilela olharam-se com ternura. Eram amigos deveras. Depois, Camilo confessou de si para si que a mulher do Vilela não desmentia as cartas do marido. Realmente, era graciosa e viva nos gestos, olhos cálidos, boca fina e interrogativa."
Assista:




Sobre a obra

O conto sem final feliz foi publicado por Machado de Assis em 1896 em Várias Histórias. O livro é representativo da segunda fase do escritor, que abandonou o Romantismo para inaugurar o Realismo. Os textos da segunda fase de Machado de Assis se caracterizam pela introspecção, pelo humor e pelo pessimismo com relação à essência do homem e seu relacionamento com o mundo. A Cartomante é exemplo disso. Na trama, Rita, Camilo e Vilela se envolvem num triângulo amoroso trágico. Traição, adultério e paixão permeiam a narrativa.


Sobre o autor

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 1839 e faleceu na mesma cidade, em 1908. Filho de mulato brasileiro e de branca portuguesa, era gago, epiléptico e pobre. Por isso, não pôde estudar em escolas e tornou-se um grande autodidata. Machado de Assis foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, em 1897. Seu estilo é clássico e sóbrio, com frases curtas e bem construídas e vocabulário muito rico. Sua obra é de análise de caracteres e seus tipos são inesquecíveis e verdadeiros. Entre as principais romances estão: "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881), "Quincas Borba" (1891). Machado de Assis também escreveu 217 contos. "A Cartomante" é um deles.
Compreensão do Texto:
O conto de Machado de Assis começa com uma menção a Hamlet, de Shakespeare. A famosa frase "há mais cousas no céu e na terra do que sonha nossa filosofia" abre a obra. A personagem Rita, em outras palavras, diz o mesmo. Frente a isso, responda: porque Machado de Assis teria escolhido a célebre frase de Shakespeare para iniciar a obra? Qual o sentido desse pensamento, no contexto do conto?
Leia o conto A Cartomante
Fonte: LivroClip

Nenhum comentário:

Postar um comentário