Pular para o conteúdo principal

Meditação - Sem pobreza

dicas_educação_projetos_dinâmica (86) Leia 1 Timóteo 6.6-19

Que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir [...] a fim de se apoderarem da verdadeira vida. 1 Timóteo 6.18-19

Se seguíssemos verdadeiramente a palavra de Deus, poderíamos fazer da pobreza uma coisa do passado. Na passagem acima, Paulo encoraja Timóteo a se contentar com a vida e não se apegar às riquezas do mundo, e diz: "foge destas cousas [do amor ao dinheiro]; segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão" (1 Timóteo 6.11). Ele então deixou um "mandamento" para Timóteo, e para nós: "pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir" (1 Timóteo 6.18). De fato, nosso mundo tem recursos suficientes para que ninguém passasse necessidade; a pobreza deveria desaparecer. Mas todos nós sabemos que em toda parte as pessoas que muito têm frequentemente querem ter ainda mais, viver acima das outras e controlar seus destinos. Quando nos recusamos a partilhar, nós abrimos mão de nossa mordomia e passamos a nos deleitar no domínio sobre o mundo e a riqueza de Deus. Paulo, na verdade, não condena o dinheiro em si. No entanto, ele diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todo mal (Veja o versículo 10). O amor ao dinheiro provoca egoísmos de todo tipo. Mas, se nos tornarmos generosos e partilharmos nossas riquezas, nós "[acumularemos para nós] mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro" (versículo 19). Somente então nos "apoderaremos da vida" que vale a pena ser vivida.

Oração: Senhor, prepara-nos para ouvir Tuas palavras desafiadoras na Bíblia e por meio das pessoas a quem nos envias, para que partilhemos nossa riqueza e a nós mesmos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nós encontramos a vida abundante quando nos entregamos às pessoas.

Oremos pelas pessoas que trabalham com os pobres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verbos Transitivos Diretos e indiretos - Exercícios

PREDICAÇÃO VERBAL - OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO
1. (CESCEM-SP) Os pássaros voam na mata.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

2. (CESCEM-SP) O aluno ficou contente com o resultado dos estudos.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

3. (Uni-Rio-RJ) Assinale a opção correta quanto à predicação atribuída ao verbo sublinhado na passagem do texto.
a) "A casa fica num alto lavado de ventos." - ligação;
b) "Aqui não há encantos." - intransitivo;
c) "... as zínias e os manjericões que levantavam um muro colorido ao pé dos estacotes" - transitivo direto e indireto;
d) "Sim, só comparo o Nordeste à Tera Santa." - intransitivo;
e) "... em torno do qual gravitam as plantas, os homens e os bichos." - intransitivo.

4. (Medicina Itajub…

Interpretação de texto–Enem–com gabarito

Teste seus conhecimentos resolvendo 12 questões de interpretação de texto para o Enem.



01. O texto a seguir foi extraído de um romance brasileiro. A partir de sua leitura, é possível extrair traços que permitam identificar o estilo literário a que pertence. Assinale a alternativa que indique esses traços e a escola a que o trecho pode ser filiada.


Caía a tarde. No pequeno jardim da casa do Paquequer, uma linda moça se embalançava indolentemente numa rede de palha presa aos ramos de uma acácia silvestre, que estremecendo deixava cair algumas de suas flores miúdas e perfumadas. Os grandes olhos azuis, meio cerrados, às vezes se abriam languidamente como para se embeberem de luz, e abaixavam de novo as pálpebras rosadas. Os lábios vermelhos e úmidos pareciam uma flor da gardênia dos nossos campos, orvalhada pelo sereno da noite; o hálito doce e ligeiro exalava-se formando um sorriso. Sua tez(1), alva e pura como um froco(2)de algodão, tingia-se nas faces de uns longes(3)cor-de-rosa, que iam, …

Exercícios sobre os Elementos da Comunicação

EXERCÍCIOS SOBRE OS ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO

1. O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar.
Nesta situação, podemos dizer que o canal é:
a) o pai
b) a filha
c) fios de telefone
d) o código
e) a fala

2. Assinale a alternativa incorreta:
a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado.
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números
etc.
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando
novas mensagens.

3. Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um
fracasso porqu…