Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

27 de junho de 2010

Ganhar ou Perder no Amor?

Amantes by Taty in Deviantart
Hoje tive uma conversa com uma amiga minha. Amiga de quando cursamos faculdade . Hoje ela é Mestre, professora de Faculdade em outra cidade, mas pra quem tem MSN distância não existe. Essa amiga é uma daquelas que você sabe que nunca, mas nunca mesmo vai deixar de ser amiga. Daquelas que quando vê um nick triste pergunta o porquê e se vê um alegre fica alegre com você. Daquelas que mesmo distante, torce por você, reza por você... e essa é só uma dos amigos que tenho assim:poucos e eternos. Não tenho muitos amigos, mas os que tenho, são de fé, camarada, como diria, Roberto. E agradeço muito a Deus por isso.
Mas vamos à conversa. Nosso debate de hoje foi sobre Jogos Amorosos. Estava eu contando a ela como hoje em dia (?) as garotas mentem pros rapazes deliberadamente. Sai ontem à noite e percebi bem isso. Era um tal de atender telefone e dizer que estava onde não estava, ou desligar dizendo que não estava entendendo, ou que a ligação estava ruim, sem contar as mentiras do tipo "hoje não me sinto bem", ou "minha amiga não vai querer.".. Subterfúgios. Enganações. Dissimulações. Jogos.
Eu finjo que não te amo. Finjo que não sinto sua falta. Finjo que você pra mim é nada. E ele finge da mesma forma. Dois jogadores numa arena em que só blefam o tempo todo. Como isso pode ser um relacionamento saudável? Como isso pode ser algo sagrado, divino, maravilhoso, como o amor?
jogo (ô) - (latim jocus, -i, gracejo, graça, brincadeira, divertimento) s. m.1. Vício de jogar.2. Exercício ou passatempo entre duas ou mais pessoas das quais uma ganha, e a outra, ou as outras, perdem.3. O que serve para jogar determinado jogo.4. Maneira de jogar.5. Divertimento, exercício.6. Manejo.7. Determinado número de peças que formam um serviço ou colecção!coleção.8. Brinco; escárnio.9. Artes, astúcia; modo de proceder.10. Habilidade.11. Parte da carruagem que sustenta as rodas.12. Transacção!Transação de fundos.
É assim agora? E eu, péssima em jogos. Nunca ganhei nem em Dama... Não há jogo sem perda.
Se houve amor e houve separação, os dois perderam. Quem ganha com a infelicidade? Se não houve amor e houve separação, os dois ganharam novas oportunidades do amor chegar. Se houve amor apenas de um lado e houve separação, os dois ganharam e os dois perderam. Um perdeu a chance de ser amado, o outro perdeu a tentativa de se fazer amado, Um, ganhou um amor que não merecia, já que não deu valor, o outro ganhou a chance de ser amado como se deve por outra pessoa.
Sobre o Amor, Carlos Drummond de Andrade falou muito, mas esse poema casa com o post:
Destruição
Os amantes se amam cruelmente
e com se amarem tanto não se vêem.
Um se beija no outro, refletido.
Dois amantes que são? Dois inimigos.
Amantes são meninos estragados
pelo mimo de amar: e não percebem
quanto se pulverizam no enlaçar-se,
e como o que era mundo volve a nada.
Nada. Ninguém. Amor, puro fantasma
que os passeia de leve, assim a cobra
se imprime na lembrança de seu trilho.
E eles quedam mordidos para sempre.
deixaram de existir, mas o existido continua a doer eternamente.
O existido continua a doer eternamente. Ah! Drummond, pois não é? Ali, pulsante, o amor diz, "ei, eu já estive aqui nesse coração". Será profético o fragmento do poema abaixo?
Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus. Tempo de absoluta depuração. Tempo em que não se diz mais: meu amor. Porque o amor resultou inútil. E os olhos não choram. E as mãos tecem apenas o rude trabalho. E o coração está seco.(Carlos Drummond de Andrade)
Não, eu não quero. Não quero um amor de adversários, onde um ganha ou perde. Quero ganhar porque aquele a quem eu amo estará ganhando também. Quero dar e receber. Quero um amor que fique como tatuagem, pois de tão bela,a imagem se registra na memória, no coração. Não quero agredir ou ser agredida, mesmo com o silêncio das frases não ditas, ou dos sentimentos não sentidos. Não quero a hipocrisia que vejo no dia-a-dia,. Por que amamos apenas àquele que aos nossos olhos nos parece diferente, especial, verdadeiro. Quero um parceiro. Alguém que me ame e some (verbo somar, não sumir) às minhas vivências tudo de belo que puder me dar e receber de mim. Quero o construir dos atos belos. O construir dos beijos doces. O construir dos cheiros, odores, suores. O estar junto e dentro dos pares. O construir uníssono dos corpos juntos em gozo.
Não quero guerra. Quero amor.

4 comentários:

  1. É, amiga, em um mundo tão individualista, será que ainda encontraremos um amor assim?
    beijo, menina

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre perco no amor, logo prefiro evitá-lo ou ignorá-lo. Ele me dá muito medo! :)

    ResponderExcluir
  3. Jô:
    Lendo o comentário de Cidão, percebo que há sempre um medo de perder entre as pessoas. Talvez seja esteo motivo dos jogos que mencionou. Saber lidar com a perda, a frustação é o grande desafio da vida. Nem sempre temos respostas certas. Mas a coragem de agir com amor e sem esperar troca, pode ser um exercício difícil. Mas possivel.
    Beijos.
    Anny.
    Boa semana!

    ResponderExcluir