Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

22 de junho de 2010

Exercícios de Interpretação de Texto para o 6º Ano

1. Leia os trechos e faça o que se pede.

Circuito fechado 2


Dentes, cabelos, um pouco do ouvido esquerdo e da visão. A memória intermediária, não a de muito longe nem a de ontem. Parentes, amigos, por morte, distância, desvio. Livros, de empréstimo,esquecimento e mudança. Mulheres também, com os seus temas. Móveis, imóveis, roupas, terrenos, relógios, paisagens, os bens da infância, do caminho, do entendimento. Flores e frutos, a cada ano, chegando e se despedindo, quem sabe não virão mais, como o jasmim no muro, as romãs encarnadas; os pés-de-pau. Luzes, do candeeiro ao vaga-lume. Várias vozes,conversando, contando, chamando, e seus ecos, sua música, seu registro. (...)


RAMOS, Ricardo. In: Contos brasileiros contemporâneos. São Paulo: Salamandra, 2009. p. 124.


a) O texto narra a passagem do tempo. Dê dois exemplos do texto que comprovem essa afirmação.


b) Que trecho sugere que o narrador já é uma pessoa idosa?


2. Releia estes trechos e observe o predomínio dos substantivos que desempenham papel fundamental na narrativa.

I - Parentes, amigos, por morte, distância, desvio.

II - Móveis, imóveis, roupas, terrenos, relógios, paisagens, os bens da infância, do caminho, do

entendimento.


a) Como você interpreta o trecho I?


b) E como você entende o trecho II?


3. Localize no texto:

  • Três substantivos simples e concretos:
  • Dois substantivos abstratos:
  • Dois substantivos compostos:
  • Um substantivo derivado:

12 comentários:

  1. muito leagal esta interpretação de texto muuuuuuuuuuuuuito boa para estudar!!

    ResponderExcluir
  2. iSSO FOI BOM! acho apenas que outro texto seria melhor!:j

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber as respostas do exercícios

    ResponderExcluir
  4. visitei o seu site, com a professora Janaina Jorge de PRODUÇÃO DE TEXTO,do colégio CEM: achei a historia legal bem criativa e interessante legal os exercicíos bjss!! DE :Larissa

    ResponderExcluir
  5. eu visetei o seu site na aula de produção de texto e bem legal

    ResponderExcluir
  6. visitei meu saite com a professora janaina jorge de produçao de texto do colegio cem nossa turma e eu gostamos muito de vcs

    ResponderExcluir
  7. Esse tipo de texto resgatou o interesse dos meus alunos pela leitura e pela interpretação. parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. gostei desse texto,vou apresenta-ló no mosaico deleitura . tema: Meu avo e eu.

    ResponderExcluir
  9. legal o site de vcs
    vcs podem postar mais textos por favor

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito disso,é pequeno,tem perguntas boas,e é bem parecido com o que estamos aprendendo na escola,mas o unico motivo de não ficar perfeito,é que eu não achei as respostas,porfavor,de as respostas. OBG
    bjsss Thábattah

    ResponderExcluir