Pular para o conteúdo principal

Exercícios de Interpretação de Texto para o 6º Ano

1. Leia os trechos e faça o que se pede.

Circuito fechado 2


Dentes, cabelos, um pouco do ouvido esquerdo e da visão. A memória intermediária, não a de muito longe nem a de ontem. Parentes, amigos, por morte, distância, desvio. Livros, de empréstimo,esquecimento e mudança. Mulheres também, com os seus temas. Móveis, imóveis, roupas, terrenos, relógios, paisagens, os bens da infância, do caminho, do entendimento. Flores e frutos, a cada ano, chegando e se despedindo, quem sabe não virão mais, como o jasmim no muro, as romãs encarnadas; os pés-de-pau. Luzes, do candeeiro ao vaga-lume. Várias vozes,conversando, contando, chamando, e seus ecos, sua música, seu registro. (...)


RAMOS, Ricardo. In: Contos brasileiros contemporâneos. São Paulo: Salamandra, 2009. p. 124.


a) O texto narra a passagem do tempo. Dê dois exemplos do texto que comprovem essa afirmação.


b) Que trecho sugere que o narrador já é uma pessoa idosa?


2. Releia estes trechos e observe o predomínio dos substantivos que desempenham papel fundamental na narrativa.

I - Parentes, amigos, por morte, distância, desvio.

II - Móveis, imóveis, roupas, terrenos, relógios, paisagens, os bens da infância, do caminho, do

entendimento.


a) Como você interpreta o trecho I?


b) E como você entende o trecho II?


3. Localize no texto:

  • Três substantivos simples e concretos:
  • Dois substantivos abstratos:
  • Dois substantivos compostos:
  • Um substantivo derivado:

Comentários

  1. muito leagal esta interpretação de texto muuuuuuuuuuuuuito boa para estudar!!

    ResponderExcluir
  2. iSSO FOI BOM! acho apenas que outro texto seria melhor!:j

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber as respostas do exercícios

    ResponderExcluir
  4. visitei o seu site, com a professora Janaina Jorge de PRODUÇÃO DE TEXTO,do colégio CEM: achei a historia legal bem criativa e interessante legal os exercicíos bjss!! DE :Larissa

    ResponderExcluir
  5. eu visetei o seu site na aula de produção de texto e bem legal

    ResponderExcluir
  6. visitei meu saite com a professora janaina jorge de produçao de texto do colegio cem nossa turma e eu gostamos muito de vcs

    ResponderExcluir
  7. Esse tipo de texto resgatou o interesse dos meus alunos pela leitura e pela interpretação. parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. gostei desse texto,vou apresenta-ló no mosaico deleitura . tema: Meu avo e eu.

    ResponderExcluir
  9. legal o site de vcs
    vcs podem postar mais textos por favor

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito disso,é pequeno,tem perguntas boas,e é bem parecido com o que estamos aprendendo na escola,mas o unico motivo de não ficar perfeito,é que eu não achei as respostas,porfavor,de as respostas. OBG
    bjsss Thábattah

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Interpretação de texto–Enem–com gabarito

Teste seus conhecimentos resolvendo 12 questões de interpretação de texto para o Enem.



01. O texto a seguir foi extraído de um romance brasileiro. A partir de sua leitura, é possível extrair traços que permitam identificar o estilo literário a que pertence. Assinale a alternativa que indique esses traços e a escola a que o trecho pode ser filiada.


Caía a tarde. No pequeno jardim da casa do Paquequer, uma linda moça se embalançava indolentemente numa rede de palha presa aos ramos de uma acácia silvestre, que estremecendo deixava cair algumas de suas flores miúdas e perfumadas. Os grandes olhos azuis, meio cerrados, às vezes se abriam languidamente como para se embeberem de luz, e abaixavam de novo as pálpebras rosadas. Os lábios vermelhos e úmidos pareciam uma flor da gardênia dos nossos campos, orvalhada pelo sereno da noite; o hálito doce e ligeiro exalava-se formando um sorriso. Sua tez(1), alva e pura como um froco(2)de algodão, tingia-se nas faces de uns longes(3)cor-de-rosa, que iam, …

Verbos Transitivos Diretos e indiretos - Exercícios

PREDICAÇÃO VERBAL - OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO
1. (CESCEM-SP) Os pássaros voam na mata.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

2. (CESCEM-SP) O aluno ficou contente com o resultado dos estudos.
a) verbo de ligação;                  b) verbo transitivo direto;
c) verbo transitivo indireto;        d) verbo intransitivo;
e) nenhum dos citados.

3. (Uni-Rio-RJ) Assinale a opção correta quanto à predicação atribuída ao verbo sublinhado na passagem do texto.
a) "A casa fica num alto lavado de ventos." - ligação;
b) "Aqui não há encantos." - intransitivo;
c) "... as zínias e os manjericões que levantavam um muro colorido ao pé dos estacotes" - transitivo direto e indireto;
d) "Sim, só comparo o Nordeste à Tera Santa." - intransitivo;
e) "... em torno do qual gravitam as plantas, os homens e os bichos." - intransitivo.

4. (Medicina Itajub…

40 exercícios sobre formação de palavras com gabarito

Faça os exercícios sobre o processo de formação das palavras e prepare-se para as provas finais. Os exercícios de processo de formação das palavras irão lhe ajudar a entender a matéria e desenvolver um raciocínio lógico. 


1. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo 
      processo: 
      a) ajoelhar / antebraço / assinatura 
      b) atraso / embarque / pesca 
      c) o jota / o sim / o tropeço 
      d) entrega / estupidez / sobreviver 
      e) antepor / exportação / sanguessuga 

 2. (BB) A palavra "aguardente" formou-se por: 
      a) hibridismo     d) parassíntese 
      b) aglutinação     e) derivação regressiva 
      c) justaposição 

3. (AMAN) Que item contém somente palavras formadas por justaposição? 
      a) desagradável - complemente 
      b) vaga-lume - pé-de-cabra 
      c) encruzilhada - estremeceu 
      d) supersticiosa - valiosas 
      e) desatarraxou - estremeceu 

4. (UE-PR) "Sarampo" é: 
      a) forma primitiva 
      b) formado po…