Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

22 de junho de 2010

Como prender a atenção de um leitor?


O leitor é aquele que lerá seu texto.
Lembre-se que, no vestibular ou ENEM , você terá como leitor os examinadores 

4283fae59f679abe9ce3643112c897d805bf99dc
Para prender a atenção do leitor, seu texto deve ser leve, inteligente e criativo. Para muitos, esta é a parte mais difícil de uma redação: A criatividade. 

Muitas vezes vemos os grandes redatores publicitários ou escritores como pessoas geniais que têm idéias brilhantes a cada cinco minutos, enganam-se quem os que pensam desta forma. Idéias brilhantes demandam muito trabalho e dedicação. 

Não espere se tornar uma pessoa criativa assim que receber o tema da redação no vestibular. Procure desenvolver aos poucos o pensamento criativo para estar preparado para a hora do vestibular.

D i c a s


1 – Aprenda com bons escritores.


Um método muito bom para melhorar seus textos é ler os textos de outras pessoas. Se você desenvolver o hábito de ler bons livros de ficção científica e romances, aprenderá como os escritores criam personagens interessantes e convincentes, desenvolvem o enredo, exploram um tema, e criam uma boa história. 

Lendo livros de outros gêneros, bem como jornais e revistas, você aprenderá como os bons escritores apresentam informação de um modo interessante e organizado; também aprenderá como eles usam as palavras para instruir, comover ou persuadir.
Ler muitos livros também pode ajudar seu método de escrita de um modo mais geral. Isto porque enquanto você está lendo, você está aprendendo aspectos diferentes da língua portuguesa. 

Por exemplo, você está aprendendo novas palavras e expressões para usar em seus textos, e ao mesmo tempo está melhorando sua habilidade para escrever corretamente. Além de estar aprendendo gramática, você poderá entender como os escritores se expressam.


2 - Use exemplos para ilustrar idéias difíceis ou abstratas


Segundo o dicionário Aurélio, o exemplo é uma frase ou passagem de um autor, que se menciona para estabelecer uma opinião, confirmar uma regra, ou demonstrar uma verdade. Portanto, é recomendado usá-lo em seu texto, quando este se fizer necessário.
Muitas vezes, a pessoa que está lendo sua redação pode não possuir a mesma familiaridade que você sobre o assunto sobre o qual você está escrevendo, e alguns pontos de vista podem não ser facilmente compreendidos. Esse é um dos momentos em que é bom fazer uso dos exemplos.
Assim como as referências, os exemplos podem ser muito úteis em seus textos, mas não se esqueça de que um ou dois exemplos já são mais que suficientes para sua redação. 

Não use exemplos em partes de seu texto que já são bastante compreensivas, não é necessário exemplificar algo que o examinador facilmente entenderá. Procure exemplificar apenas suas idéias de difícil compreensão ou abstratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário