Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

4 de fevereiro de 2010

Mário de Andrade - Biografia

Mário Raul de Morais Andrade nasceu em São Paulo a 9 de outubro de 1893, na rua Aurora n° 320, casa que Oneyda Alvarenga informa haver sido destruída. Era filho de Carlos Augusto e Mauri Luíza de Morais Andrade. Em 1899 foi matriculado na Grupo Escolar Triunfo, de 1905 e 1909 freqüentou o colégio dos irmãos Marsistas "Nossa Senhora do Carmo", onde obteve o bacharelado em ciências e letras.

É possível que, em 1909 ou 1910, tenha iniciado seus estudos de piano, aos 16 anos portanto, o que não deixa de ser um pouco tarde para quem tinha então pretensões de ser concertista. Sua mãe e sobretudo sua tia Ana Francisca de Leite Morais, boa pianista, foram seus primeiros mestres. A 20 de fevereiro de 1911, inscreve-se no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, casa que freqüentaria assiduamente até fim dos seus dias.

Foi nomeado "aluno praticante", que ensinava aos mais jovens noções de música. Porém, um triste fado recobre seu futuro de pianista. Seu irmão Renato faleceu subitamente aos 14 anos: o choque foi tão grande para Mário que lhe veio um tremor, talvez fruto de um nervosismo, ou algo mais grave. A coordenação dos dedos no piano ficara comprometida.

É importante saber que Mário dedicou à música tanto quanto às outras artes. Mais do que isso, ele viveu, desde a juventude até a morte, dos proventos modestos de professor de música do seu querido Conservatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário