Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

23 de setembro de 2010

Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer. Provérbios 23.22

Ao todo, somos 11 irmãos. Apenas dois não se casaram: Cirene e Fidel. Enquanto cuidamos de nossos interesses, os dois se dedicam a cuidar de nossos pais. Eles vivem para servir. Seus sonhos e seus planos para o futuro ficam sempre para depois. Mas nem por isso eles se mostram infelizes ou reclamam. Quando nosso pai e nossa irmã mais velha viram-se acometidos pelo câncer, foram cuidados com dedicação extremada por esses dois irmãos, até que vieram a falecer. Hoje, nossa mãe também pode contar com eles. Como não podemos estar sempre presentes, Cirene e Fidel são a extensão de nossas mãos, ou melhor, das mãos de Deus. Deus é invisível, mas, quando deparamos com pessoas que amam e servem desinteressadamente, podemos ver e sentir o Deus revelado. "Glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem" (Romanos 2.10a).

Oração: Bondoso Pai, obrigada pela saúde e pela disposição que tens dado às pessoas que vivem para servir. Abra os celeiros dos céus e retribua-lhes com bênçãos espirituais e materiais. Em nome de Jesus. Amém!

Pensamento para o dia: Quando servimos ao próximo, estamos servindo ao Senhor (Colossenses 3.23-24).

Oremos pelos filhos que precisam cuidar dos pais e para que os pais aceitem o cuidar dos filhos.

Meditação escrita por Vilvana Gomes Cezarini (Paulínia, SP, Brasil)

20 de setembro de 2010

O Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Deuteronômio 7.6

Logo acima da pia da minha cozinha, há uma prateleira que sustenta uma interessante coleção de objetos estimados. Ao longo dos anos, meus filhos, hoje adolescentes, me deram presentes que estimo profundamente ? um cartão de aniversário feito à mão, um jarro de flores pintado, uma escultura moldada em barro. Esses presentes estão separados das outras coisas, porque me lembram da relação especial e amorosa que tenho com meus filhos. Sempre que leio o versículo acima, penso na prateleira em minha cozinha e nos presentes estimados e lembro-me de que eu, como os israelitas do passado, fui escolhida como um bem precioso de Deus. Dentro de cada um de nós há uma profunda ânsia de receber amor e estima. Deus nos ama não pelo que somos ou por qualquer coisa que possamos fazer, mas porque Sua natureza é o amor e, a Seus olhos, temos valor inestimável. Não importa o caminho que trilhamos na vida, Deus nos mantém próximos e nos ama muito mais do que todos os tesouros terrenos que jamais estimaremos.

Oração: Deus amado, ajuda-nos, como Teus filhos e filhas muito amados, a recebermos todo o amor e bondade que hoje nos ofereces. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Somos bens preciosos de Deus, separados para a Sua alegria.

Oremos pelas pessoas que não descobriram o amor de Deus.

Meditação escrita por Sandi Marr (Ontário, Canadá)

18 de setembro de 2010

Ensinai [as palavras do Senhor] a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos. Deuteronômio 11.19

Durante a maior parte dos nossos 60 anos de casamento, meu marido e eu temos lido juntos o No Cenáculo e a Bíblia. Muitas vezes, sentimos empatia pela experiência de algum escritor e o incluímos em nossas orações do dia. Cada mensagem enriqueceu nossa vida. No entanto, a idade avançada está cobrando seu preço e nem sempre conseguimos nos lembrar do que lemos há apenas uma hora! Isso nos incomoda, porque estas devoções são significativas demais para simplesmente nos permitirmos esquecê-las. Queremos reter o que lemos, de modo a continuarmos nos aproximando de Deus. Encontramos uma solução que está nos ajudando a reter o conteúdo da mensagem do dia. Antes de começarmos a ler, revemos a do dia anterior. Nossas memórias preguiçosas começam a despertar conforme relembramos os detalhes. Esse processo tornou-se importante para nós. Ele se baseia em um princípio que aprendemos na escola: a repetição constante ajuda a reter informações. Queremos continuar a crescer mental e espiritualmente enquanto tivermos vida física, de modo a podermos ser sempre úteis a Deus.

Oração: Deus de todos os nossos dias, nós temos a certeza de que Tu estarás conosco conforme formos envelhecendo. Ajuda-nos e orienta-nos nos cuidados com nós mesmos para permanecermos alertas e servirmos-Te enquanto formos capazes. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A repetição pode ser uma chave importante para preservar o conhecimento.

Oremos pelas pessoas que têm problemas de memória.

Meditação escrita por June Megill (Carolina do Norte, EUA)

17 de setembro de 2010

Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. João 13.7

Levei minha filha, Juliana, de um ano e quatro meses, para tomar vacinas. Preparei-a no caminho, avisando que iria doer, mas que seria para seu próprio bem. Ao ouvir o choro de minha filhinha, indefesa e imobilizada no meu colo, ao sentir a dor da agulha em sua frágil perninha, não resisti e chorei. Não podia fazer nada para impedir que ela passasse por aquela dor. Enquanto voltávamos para nossa casa, tentava, sem sucesso, consolá-la: "Eu sei que doeu, mas é para evitar que você fique doente", eu disse, na tentativa de justificar minha "omissão". Mais tarde, enquanto acariciava seus cabelos para que ela dormisse, percebi que é exatamente por esse motivo que Deus permite que eu sofra: para vacinar-me. Se o organismo de Juliana reagir bem à vacinação (e isso implicará, talvez, febre, dores e mal-estar), ela estará protegida contra a pneumonia e a gripe. Do mesmo modo, se eu enfrentar minhas "dores" de uma maneira eficaz, minha mente e meu coração estarão protegidos da tristeza, da acomodação e do desânimo. Entendi que Deus, que cuida de Seus filhos e filhas melhor do que eu, ao permitir meu sofrimento, está praticando um ato do mais sublime e esplendoroso amor. Deus não está alheio ao meu sofrimento. Ele espera, ansiosa e amorosamente, que eu "reaja", supere a dor e cresça forte e saudável, em sabedoria e graça, na Sua presença.

Oração: Deus, obrigada por permitires que eu sofra, mesmo que isso cause a Ti profunda tristeza. Fortalece minha mente e meu coração para que eu supere meus desafios com dignidade e sabedoria. Dá-me da Tua sabedoria. Que seja feita a Tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus espera, ansiosa e amorosamente, que permitamos que o sofrimento nos traga maturidade.

Oremos pelas pessoas que ainda não encontraram consolo e esperança para suas tristezas.

Meditação escrita por Daniela Leão Siqueira (São Paulo, SP, Brasil)

15 de setembro de 2010

Não há como aprender verbos sem exercitar a Conjugação Verbal. Seguem abaixo 35 exercícios de Conjugação de verbos para professores utilizarem em sala de aula, eou se você é um concurseiro, para praticar exercícios para Concursos Públicos.

1. Há verbos chamados abundantes, porque têm mais de uma forma, especialmente para o particípio, como expulso e expulsado. Assinale o par em que os dois verbos não têm os dois particípios no uso corrente da língua:

a) aceitar – acender;
b) fazer – ver;
c) emitir – incorrer;
d) soltar – romper;
e) prender – extinguir.

2.Os períodos que possuem verbos auxiliares:
I - É mister trabalharmos mais.
II - Já vem raiando a madrugada.
III. Ela ficava filosofando, ao contemplar as estrelas.

a) I e II;
b) II e III;
c) I e III;
d) I, II e III;
e) nenhum possui verbo auxiliar.

3.Em “ _____ como se tivéssemos vivido sempre juntos”, a forma verbal está no:

a) imperfeito do subjuntivo;
b) futuro do presente composto;
c) mais-que-perfeito composto do indicativo;
d) mais-que-perfeito composto do subjuntivo;
e) futuro composto do subjuntivo.

4. Assinale a alternativa correta quanto ao uso de verbos abundantes:
a) foi elegido pelas mulheres, apesar de haver eleito a maioria dos homens;
b) por haver aceitado as condições do acordo, seus documentos foram entregues ao escrivão;
c) antes de chover, ele tinha cobrido o carro;
d) tem fazido muito calor ultimamente;
e) por ter morto um animal indefeso, o caçador foi matado pelos índios.

5. “Acredito que Maria tenha feito a lição”, passando-se a oração sublinhada para a voz passiva, o verbo ficará assim:
a) foi feita;
b) tenha sido feita;
c) esteja sendo feita;
d) tenha estado feita;
e) seja feita.

6. Transportando para a voz passiva a frase “eu estava revendo, naquele momento, as provas tipográficas do livro”, obtém-se a forma verbal . . .

a) ia revendo;
b) estava sendo revisto;
c) seriam revistas;
d) comecei a rever;
e) estavam sendo revistas.

7. Assinale a alternativa que contém voz passiva:
a) tínhamos apresentado diversas opções;
b) dorme-se bem naquele hotel;
c) precisa-se de gerentes de vendas;
d) difundia-se o boato de que haveria racionamento;
e) N. R. A

8. Transportando para a voz ativa a oração “os sócios foram convocados para uma reunião”. Obtém-se
a forma verbal:
a) convocaram-se;
b) convocaram;
c) convocar-se-ia;
d) haviam sido convocados;
e) haverão de ser convocados.

9. Transpondo para a voz ativa a frase “O processo deve ser revisto pelos dois funcionários”, obtém-se a forma verbal:

a) deve-se rever;
b) devem rever;
c) será revisto;
d) reverão;
e) rever-se-á.

10.Complete as frases abaixo com o presente do subjuntivo dos verbos indicados entre parênteses:

A) Como os preços baixaram, é necessário que nós ________ o orçamentos (refaz);
B) É importante que nossa tentativa _______ o esforço (valer);
C) Convém que ele ______ um novo acordo (propor);
D) Para que não nomeemos é necessário que nós _________ o que elas pensam (saber);
E) Espero que todos os responsáveis _________ a culpa (assumir).

a) refaçamos - valha - proponha - saibamos - assumam;
b) refazemos - valha - proponham - sabemos - assumam;
c) refaçamos - valham - proponha - soubemos - assumem;
d) refazemos - valha - proponha - saibamos - assumam;
e) N.D.A.

11. Assinale a alternativa em que todas as formas verbais pedidas estejam certas:
Haver (presente subjuntivo, 1ª pessoa do singular);
Crer (presente indicativo, 3ª pessoa do plural);
Passear (presente subjuntivo, 2ª pessoa do plural).
a) haja – crêem – passeeis;
b) haje – crêm – passeieis;
c) haje – creem – passeais;
d) hajai – creim – passeiais;
e) haja – creiem – passeies.

12. “As linhas ______ para um ponto e depois se ______ no infinito”.
a) convergem – esvão;
b) convirgem – esvaem;
c) convergem – esvaiem;
d) convergem – esvaem;
e) convirgem – esvão.

13. Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços em branco:
“É preciso que _______ novidades interessantes
que _____ e ______ ao mesmo tempo”.
a) surjam – divertem – instruam;
b) surjam – divirtam – instruam;
c) surjam – divirtam – instruem;
d) surgem – divertem – instruem;
e) surgem – divirtam – instruam.

14. Considere as frases:
1) “Eles querem que nós (fazer) o trabalho”.
2) “Fazemos esforços para que todos (caber) na sala”.

Flexionando corretamente os verbos indicados, teremos:
a) façamos – cabem;
b) fazemos – caibam;
c) fazemos – coubessem;
d) façamos – caberem;
e) façamos – caibam.

15. Assinale a frase em que há erro de conjugação verbal:
a) os esportes entretêm a quem os pratica;
b) ele antevira o desastre;
c) só ficarei tranqüilo quando vir o resultado;
d) eles se desavinham freqüentemente;
e) ainda hoje requero o atestado de bons antecedentes.

16. Das frases que seguem, uma traz errado emprego da forma verbal. Assinale-a:
a) cumpre teus deveres, e terás a consciência tranqüila;
c) nada do que se possui com gosto se perde sem desconsolação;
d) não voltes atrás, pois é fraqueza desistir-se da coisa começada;
e) dizia Rui Barbosa: “Fazeis o que vos manda a consciência, e não fazeis o que convém ao apetites.

17. Assinale o item que contém as formas verbais corretas:
a) reouve – intervi;
b) reouve – intervim;
c) rehouve – intervim;
d) reavi – intervi;
e) rehavi – intervim.

18. Que alternativa contém as palavras adequadas para o preenchimento das lacunas?
“Do lugar de onde eles ________, _______ diversas romarias”.
a) provém – afluem;
b) provém – aflue;
c) provém – aflui;
d) provêem – afluem;
e) provêm – afluem.

19. A frase “Procure compreender seus pais” está na 3ª pessoa do singular. Passando-a à 2ª pessoa do singular, teremos:
a) procuras compreender vossos pais;
b) procurai compreender teus pais;
c) procura compreender seus pais;
d) procura compreender teus pais;
e) N.R.A.

20. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo. Observe que na primeira lacuna a forma verbal é do imperativo afirmativo e, na segunda, a forma verbal é do imperativo negativo. Além disso, note que é a forma verbal “Vencerás” que determina a pessoa gramatical a ser usada nas duas formas do imperativo.

“ ________, não _________ e vencerás”

a) lute – desista;
b) lutai – desisti;
c) luta – desistas;
d) lutas – desiste;
e) lutai – desista.

21. A relação dos verbos que completam, convenientemente e em correspondência com as frases, as respectivas com lacunas:

1 - “eles ______ melhor, sentados aqui”
2 - “todos ainda ______ nisso”
3 - “este produto ______ os mesmos fatores”

a) vêm – creêm – contém;
b) vêem – crêm – contém;
c) vêem – crêem – contém;
d) vêm – crêem – contém;
e) vêem – crêem – contêm.

22. “Se você _________ e o seu amigo ________ talvez você __________ os seus bens”.
a) requisesse – intervisse – reavesse;
b) requeresse – intervisse – reavessse;
c) requeresse – interviesse – reouvesse;
d) requeresse – interviesse – reavesse;
e) requisesse – intervisse – reouvesse.

23. “No desempenho de tuas funções, ________ atencioso com todos, _________ ser útil sempre e não _________ as tuas responsabilidades”.

a) sê – procure – negue;
b) seja – procura – negue;
c) seja – procure – negues;
d) sê – procura – negues;
e) seja – procura – negues.

24. “Caso __________ realmente interessado, ele não ___________ de falar”.
a) estiver – haja;
b) esteja – houvesse;
c) estivesse – haveria;
d) estivesse – havia;
e) estiver – houver.

25. Assinale a alternativa que completa corretamente a seguinte frase: “Quando _________ mais aperfeiçoado, o computador certamente ___________ um eficiente meio de controle de
toda a vida social”.
a) estivesse – será;
b) estiver – seria;
c) esteja – era;
d) estivesse – era;
e) estiver – será.

26.O modo verbal que expressa uma atitude duvidosa, incerta é o:
a) indicativo;
b) imperativo;
c) subjuntivo;
d) imperativo e subjuntivo;
e) N. D. A.

27. Aponte a alternativa, em que a segunda forma está incorreta como plural da primeira:
a) tu ris – vós rides;
b) ele lê – eles lêem;
c) ele tem – eles têm;
d) ele vem – eles vêem;
e) eu ceio – nós ceamos.

28. Assinale a alternativa que completa adequadamente a frase: “__________ em ti, mas nem sempre ___________ dos outros”.

a) creias - duvides;
b) crê - duvidas;
c) creais - duvidas;
d) creia - duvide;
e) crê - duvides.
29. Se ele ________ (ver) o nosso trabalho __________(fazer) um elogio
a) ver – fará;
b) visse – fará;
c) ver – fazerá;
d) vir – fará;
e) vir – faria.

30. É importante que vocês ____________ se eles não se ______________ durante o depoimento”.
a) averigüem – contradisseram;
b) averigüem – contradizeram;
c) averigúem – contradisseram;
d) averíguem – contradisseram;
e) averigúem – contradizeram,

31. “Não me tragam estéticas !” – As formas da 2ª pessoa do imperativo negativo e afirmativo de trazer são:
b) não traga, não tragai-traga – trazei;
c) não tragas, não tragais – traze-trazei;
d) não tragas, não tragais – traga-tragai;
e) não traze, não trazei – traga – tragais.

32. Observando a correlação temporal entre a forma verbal destacada na frase e a forma verbal que você iria colocar no espaço, complete as frases abaixo:

A - teremos amigos quando nós _______ ricos (ficar)
B - teríamos amigos, se nós __________ ricos (ficar)
C - tínhamos amigos quando nós ________ ricos (ser)
D - tivemos amigos quando nós _________ ricos (ser)
E - temos amigos enquanto __________ ricos (ser)

a) ficamos – ficássemos – seremos – seremos – somos;
b) ficamos – ficarmos – fomos – somos – fomos;
c) fiquemos – ficássemos – éramos – somos – somos;
d) ficarmos – ficamos – somos – fumos – samos;
e) ficarmos – ficássemos – éramos – fomos – samos.

33. Observando a correlação temporal, assinale a alternativa que completa a frase:
“Era provável que eles ______ hoje”.
a) virão;
b) venham;
c) viessem;
d) vêem;
e) vinham.

34. Assinale a frase em que está correta a correlação verbal:
a) se você interferisse, ele faria o trabalho sozinho;
b) se você não interferir, ele fazia o trabalho sozinho;
c) se você não interferir, ele faria o trabalho sozinho;
d) se você não interfere, ele fazia o trabalho sozinho;
e) se você não interferisse ele faz o trabalho sozinho.

35. Diz a regra: “exprimindo embora o resultado de uma ação acabada, o particípio não indica por si próprio se a ação em causa é presente, passada ou futura. Só o contexto a que pertence pode precisar sua relação temporal”. Nos exemplos seguintes:

I - desenterrada a batata, só nos restava assá-la.
II - desenterrada a batata, só nos resta assá-la.
III - desenterrada á batata, só nos restará assá-la.

A mesma forma expressa ação passada, presente e futura, respectivamente em:
a) I, II, III;
b) II, III, I;
c) III, II, I;
d) I, III, II;
e) II, III.

Gabarito:

1. C 2. B 3. D 4. B 5. B 6. E 7. D 8. B 9. B 10. A

11. A 12. D 13. B 14. E 15. E 16. E 17. B 18. E 19. D 20. C

21. C 22. C 23. D 24. C 25. E 26. C 27. D 28. E 29. D 30. C


31. C 32. E 33. C 34. A 35. A
Complete os espaços em branco com o imperfeito do conjuntivo dos verbos entre parênteses.

a) Se a mãe do menino ___________ (saber) ler, poderia apreciar as poesias do filho.
b) Se ela não ___________ (trabalhar) tanto, não estaria tão cansada.
c) Se ela ___________ (ter) ido à escola, saberia ler.
d) Se ela ___________ (ser) maior, poderia descer da mesa sozinha.
e) Se os seus pais ___________ (possuir) bens, ela não teria ido trabalhar tão cedo.

Atenção! : É frequente confundir-se as formas do pretérito imperfeito do conjuntivo com as conjugações pronominais reflexas. Ex.: estudasse; estuda-se.

Complete os espaços em branco com a forma adequada a cada caso.

a) Na fábrica onde a mãe está ___________ (trabalhar) muito.
b) Por vezes o menino ___________ (esquecer) de fazer os deveres da escola, mas ___________ (esforçar) sempre por ajudar a mãe.
c) Quando a mãe chega a casa, o menino ___________ (aproximar) dela e dá-lhe um beijo.
d) Na sua casa ___________ (falar) muito em esperança e amor.
e) Seria bom que o menino ___________ (realizar) o seu sonho. 





Retirado de Português Essencial 7, de Fernanda Carrilho e Florbela Carreira,Texto Editora.


Assinale as alternativas que apresentam erro de conjugação verbal, e corrija quando necessário.

a)      Fomos convidados para ceiar na casa de um amigo.
b)      Antes que sobreviesse o acidente, o motorista freou bruscamente o carro.
c)      Os pais geralmente intervêm na vida de seus filhos.
d)      Os vizinhos interviram na briga das crianças.
e)      Se o médico previr a doença e intervier a tempo, tudo se resolverá.
f)       Os homens nem sempre remedeiam os males que costumam fazer.
g)      As mulheres geralmente se maqueiam exageradamente.
h)      Não alimentes a dúvida: ponha a tua confiança em Deus.
i)        Se ninguém se opor, faremos a reunião ainda hoje.
j)        Ainda não reouve o que me roubaram.
k)      Ele água o jardim todas as manhãs.
l)        Desejo que vós vades imediatamente.
m)    Faça tudo de acordo com a tua consciência.
n)      A polícia não havia intervindo na discussão.
o)      Se ele não manter a calma, nada será resolvido.
p)      Jamais intervi nos problemas de meus familiares.
q)      Eles não plageiam autor algum.
r)       A aluna reveu a prova.
s)       É preciso que você se adeque às normas da casa.
t)        Ele sempre fale com os nossos negócios.
u)      Quando você vir minha irmã, ficará apaixonado.
v)      Se a testemunha depor favoravelmente, o réu será absolvido.
w)    É sempre o mesmo repórter que media o debate dos políticos.
x)      Aquele engenheiro construi uma casa por semana.
y)      É preciso que o próprio inquilino mobílie a casa.
z)      É preciso consertar o ralo, ele entupe toda semana.

 GABARITO COMENTADO

a) Errado. Os verbos terminados em –EAR (cear, frear, pigarrear, nomear...) apresentam I somente nas 1,2 e 3 do sing. e 3 pessoa do plural do presente (indicativo e subjuntivo).

Eu ceio, tu ceias, ele ceia, nós ceamos, vós ceais, eles ceiam.
Eu ceie, tu ceies, ele ceie, nós ceemos, vós ceeis, eles ceiem.
  
b) Correto. Verbo sobrevir: acontecer logo depois.

 c) Correto. Verbos ter, vir e seus compostos são acentuados na 3ª pessoa do plural.
            ATENÇÃO:
            Eles provêem (verbo prover)
            Eles prevêem (verbo prever)
            Eles crêem (verbo crer)

d) Errado.
Eu intervim, tu intervieste, ele interveio, nós interviemos, vós interviestes, eles intervieram.

e) Correto. Verbos "prever" (conjuga-se como o "ver") e "intervir" (conjuga-se como o "vir"):

Presente do subjuntivo:
Ver: Eu vir, tu virdes, ele vir, nós virmos, vós virdes, eles virem.
Vir: Eu vier, tu vierdes, ele vier, nós viermos, vós vierdes, eles vierem.

f) Correto. O verbo remediar entra nos chamados verbos do MÁRIO:
Mediar
Ansiar
Remediar
Incendiar
Odiar

Para se lembrar da conjugação, pense no "odiar", que é o mais comum. Se eu "odeio", eu "remedeio".
  
g) Errado.
Eu maquio, tu maquias, ele maquia, nós maquiamos, vós maquiais, eles maquiam.
Atenção: também é correta a forma maquilar.

 h) Errado. O verbo pôr está usado na terceira pessoa. Ver casos de uso do imperativo.

i) Errado. Opuser. O verbo "opor" é conjugado como o "pôr".
Eu puser, tu puseres, ele puser, nós pusermos, vós puserdes, eles puserem.
  
j) Correto. Verbo "reaver", conjugado como o "haver".
Cuidado com o verbo "reaver", ele é defectivo, ou seja, não possui todas as formas de conjugação. No presente do indicativo, só pode ser conjugado na primeira e na segunda pessoas do plural (nós e vós). Não existem as demais pessoas neste tempo.
O mesmo ocorre com os verbos "adequar", "precaver" e "falir".
Não confunda "reaver" com "rever".

k) Correto.
Eu águo, tu águas, ele água, nós aguamos, vós aguais, eles águam.

l) Correto.
Eu vá, tu vás, ele vá, nós vamos, vós vades, vão. (presente do subjuntivo)
Eu vou, tu vais, ele vai, nós vamos (ou imos), vós ides, eles vão. (presente do indicativo)

m) Errado.
Atenção: Os verbos terminados em –zer e –zir são abundantes na 2ª Pess. sing. Imperativo afirmativo.
Faze tu / Faz tu   -   Dize tu / Diz tu    -   Traduze / Traduz  -  Conduze / Conduz

n) Correto. Verbo "intervir", segue o padrão de conjugação do verbo "vir".

o) Errado. Mantiver. Verbo "manter", segue conjugação de "ter".

p) Errado. Intervim.

q) Errado.
Eu plagio, tu plagias, ele plagia, nós plagiamos, vós plagiais, eles plagiam.

r) Errado. Reviu. Verbo derivado de "ver".
Atenção: "Prover" se conjuga diferente de ver:
Eu provi, tu proveste, ele proveu, nós provemos, vós provestes. eles proveram.

s) Errado. Adequar é defectivo, NÃO EXISTE NO PRESENTE DO SUBJUNTIVO.
Isso acontece porque o pres. subjuntivo é derivado da 1ª pess. sing. do pres. indicativo. Sabendo-se que o verbo "adequar", no presente ind., só se conjuga nas 1ª e 2ª pess. plural (como visto na questão j), não tem como existir a forma do subjuntivo.

t) Errado. Falir pertence ao mesmo grupo de adequar. No pres. ind., há somente: Nós falimos, vós falis.

u) Correto.
Futuro do Subjuntivo:
   quando eu vir
   quando tu vires
   quando ele vir
   quando nós virmos
   quando vós virdes
   quando eles virem
  
v) Errado. Depuser. "Depor", derivado de "pôr".
  
w) Errado. Medeia. Ver os verbos do MÁRIO (questão f)

x) Correto. Construir é abundante.
Construo, constróis / construis, constrói / construi, construímos, construís, constroem / construem.
Da mesma maneira com desconstruir, destruir, reconstruir, entupir.

y) Correto.
z) Correto (ver questão x).

Autoria: prof. Caco Penna

[O Senhor diz:] Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz. Jeremias 29.7

Depois de perder o emprego, sabia que tinha de encontrar outro para sustentar minha esposa e meu filho. Finalmente, encontrei trabalho em nossa capital, uma grande região metropolitana. Meu novo emprego também significava que eu teria de me mudar de minha pequena cidade para a metrópole. Durante as duas primeiras semanas, eu sentia como se estivesse no exílio. Em meio a imensos congestionamentos de trânsito a caminho do trabalho, lembrava-me de minha cidadezinha calma e simpática, onde podia ir a qualquer lugar de bicicleta. Então, me lembrei dos israelitas que foram levados pelos babilônios para o exílio em país estrangeiro. Em meio ao exílio, Deus lhes ordenou que permanecessem fortes e fiéis e praticassem boas obras. Deus lhes disse para buscarem o bem-estar de sua nova cidade e orarem por ela e seu povo. Assim como os israelitas, Deus queria que eu procurasse o bem-estar da minha nova cidade. Onde quer que eu viva, posso ser a luz e esperança do amor de Deus e orar pelas pessoas e pela cidade. Agora, quando vou de ônibus para o trabalho, oro pelos outros passageiros, pelo motorista, pelas outras pessoas nas ruas e peço a Deus que abra o coração daquelas que precisam conhecer a Jesus Cristo.

Oração: Deus amoroso, fortalece-nos para buscarmos o bem-estar das pessoas ao nosso redor. Oramos para que sejamos fiéis a tudo que pedes de nós. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Encontramos nosso bem-estar procurando o bem-estar das outras pessoas.

Oremos pelas pessoas que procuram emprego.

Meditação escrita por Bayu Probo (Jacarta, Indonésia)

Conexão com a Vida: Descubra como você pode fazer algo pelo bem da comunidade nesta semana, e faça.

13 de setembro de 2010

[Jesus leu:] O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos. Lucas 4.18

Recentemente, deparei com uma situação que me trouxe lembranças de acontecimentos dolorosos do passado. No entanto, percebi que já não sofria como antes. Na realidade, as mágoas que me foram infligidas causaram pouco dano real; mesmo assim, esses atos dolorosos foram muito difíceis na época. Ao comentar com minha mulher sobre o passado, eu disse: "Sabe de uma coisa? Isso já não tem importância". Ao que ela respondeu: "Na verdade, nunca teve". "Sim, eu sei", respondi. "Só que agora não tem importância para mim." Naquele momento, percebi que Deus havia curado meu coração. As mágoas do coração são únicas para a pessoa que as sofre. Algumas são mais profundas que outras; porém, todas as feridas nos afetam. Às vezes, elas não curam depressa. Às vezes, nos recuperamos e ficamos sem cicatrizes, mas pode ser que as marcas pareçam nunca desaparecer. Mesmo quando outras pessoas nos dizem que aquilo não deveria importar mais, ainda assim pode importar para nós. Porém, em todas as situações, se nos voltarmos para Cristo, descobriremos que Ele ainda cura corações partidos.

Oração: Pai celestial, ajuda-nos a esquecer o passado e confiar que Tu curarás nossas feridas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus cura corações partidos.

Oremos por alguém que esteja sofrendo por causa de uma mágoa.

Meditação escrita por Mark Beaird (Alabama, EUA)

Conexão com a Vida: Decida esquecer a mágoa do passado e perdoe quem o/a magoou.

11 de setembro de 2010

“E todos aqueles que atravancaram meu caminho,eles passarão eu passarinho…”
AS INDAGAÇÕES
A resposta certa, não importa nada: 
o essencial é que as perguntas estejam certas.
Mário Quintana

[O Trágico Dilema]
Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro.
Mário Quintana
A alma é essa coisa que nos pergunta se a alma existe.
Mário Quintana



A amizade é um amor que nunca morre.

Mário Quintana

A arte de viver é simplesmente a arte de conviver … 
simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!
Mário Quintana
A poesia não se entrega a quem a define.
Mario Quintana 



A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda. Mário Quintana 

Ah, esses moralistas… Não há nada que empeste mais do que um desinfetante!
Mário Quintana
Autodidata é um ignorante por conta própria. Mário Quintana
 De um autor inglês do saudoso século XIX: O verdadeiro gentleman compra sempre três exemplares de cada livro: um para ler, outro para guardar na estante e o último para dar de presente. Mário Quintana
Dizes que a beleza não é nada? Imagina um hipopótamo com alma de anjo… Sim, ele poderá convencer os outros de sua angelitude – mas que trabalheira! Mário Quintana 
E um dia os homens descobrirão que esses discos voadores estavam apenas estudando a vidas dos insetos… Mário Quintana 
Esquece todos os poemas que fizeste. Que cada poema seja o número um.
Mário Quintana
Esses padres conhecem mais pecados do que a gente…
Mário Quintana 
Esses que puxam conversa sobre se chove ou não chove – não poderão ir para o Céu! Lá faz sempre bom tempo… Mário Quintana



Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e … os amigos, que são os nossos chatos prediletos. Mário Quintana

Há uns que morrem antes; outros depois. O que há de mais raro, em tal assunto, é o defunto certo na hora exata. Mário Quintana


O que se passa na cama

(O que se passa na cama

é segredo de quem ama.)

É segredo de quem ama

não conhecer pela rama

gozo que seja profundo,

elaborado na terra

e tão fora deste mundo

que o corpo, encontrando o corpo

e por ele navegando,

atinge a paz de outro horto,

noutro mundo: paz de morto,

nirvana, sono do pênis.

Ai, cama canção de cuna,

dorme, menina, nanana,

dorme onça suçuarana,

dorme cândida vagina,

dorme a última sirena

ou a penúltima… O pênis

dorme, puma, americana

fera exausta. Dorme, fulva

grinalda de tua vulva.

E silenciem os que amam,

entre lençol e cortina

ainda úmidos de sêmen,

estes segredos de cama.

Carlos Drummond de Andrade

6 de setembro de 2010





Nada Fica 


Um sábio me dizia: esta existência,
não vale a angústia de viver. A ciência,
se fôssemos eternos, num transporte
de desespero inventaria a morte.
Uma célula orgânica aparece
no infinito do tempo. E vibra e cresce
e se desdobra e estala num segundo.
Homem, eis o que somos neste mundo.

Assim falou-me o sábio e eu comecei a ver
dentro da própria morte, o encanto de morrer.

Um monge me dizia: ó mocidade,
és relâmpago ao pé da eternidade!
Pensa: o tempo anda sempre e não repousa;
esta vida não vale grande coisa.
Uma mulher que chora, um berço a um canto;
o riso, às vezes, quase sempre, um pranto.
Depois o mundo, a luta que intimida,
quadro círios acesos : eis a vida

Isto me disse o monge e eu continuei a ver
dentro da própria morte, o encanto de morrer.

Um pobre me dizia: para o pobre
a vida, é o pão e o andrajo vil que o cobre.
Deus, eu não creio nesta fantasia.
Deus me deu fome e sede a cada dia
mas nunca me deu pão, nem me deu água.
Deu-me a vergonha, a infâmia, a mágoa
de andar de porta em porta, esfarrapado.
Deu-me esta vida: um pão envenenado.

Assim falou-me o pobre e eu continuei a ver,
dentro da própria morte, o encanto de morrer.

Uma mulher me disse: vem comigo!
Fecha os olhos e sonha, meu amigo.
Sonha um lar, uma doce companheira
que queiras muito e que também te queira.
No telhado, um penacho de fumaça.
Cortinas muito brancas na vidraça
Um canário que canta na gaiola.
Que linda a vida lá por dentro rola!

Pela primeira vez eu comecei a ver,
dentro da própria vida, o encanto de viver.


Guilherme de Almeida