Língua Portuguesa.Exercícios de português.Exercícios de Gramática.Literatura Brasileira.Interpretação de Texto.Resumos de literatura

31 de maio de 2010

Como vai ser este verão, querida, com a praia, aumentada/ diminuída?
A draga, esse dragão, estranho creme de areia e lama oferta ao velho Leme.
Fogem banhistas para o Posto Seis, O Posto Vinte... Invade-se Ipanema hippie e festiva, chega-se ao Leblon e já nem rimo, pois nessa sinuca superlota-se a Barra da Tijuca até que alguém se lembre de duplicar a Barra, pesadíssima).
Ah, o tamanho natural das coisas estava errado! O mar era excessivo, a terra pouca. Pobre do ser vivo, que aumenta o chão pisável, sem que aumente a própria dimensão interior.
Somos hoje mais vastos? mais humanos?
Que draga nos vai dar a areia pura, fundamento de nova criatura?
Carlos, deixa de vãs filosofias, olha aí, olha o broto, olha as esguias pernas, o busto altivo, olha a serena arquitetura feminina em cena pelas ruas do Rio de Janeiro que não é rio, é um oceano inteiro de (a) mo (r) cidade.
Repara como tudo está pra frente, a começar na blusa transparente e a terminar... a frente é interminável.
A transparência vai além: os ossos, as vísceras também ficam à mostra?
Meu amor, que gracinha de esqueleto revelas sob teu vestido preto!
Os costureiros são radiologistas?
Sou eu que dou uma de futurólogo?
Translúcidas pedidas advogo: tudo nu na consciência, tudo claro, sem paredes as casas e os governos...
Ai, Carlos, tu deliras? Até logo.
Regressa ao cotidiano: um professor reclama para os sapos mais amor.
Caçá-los e exportá-los prejudica os nossos canaviais; ele, gentil, engole ruins aranhas do Brasil, medonhos escorpiões: o sapo papa paca, no mais, tem a doçura de uma vaca embutida no verde da paisagem.
(Conservo no remorso um sapo antigo assassinado a pedra, e me castigo a remoer sua emplastada imagem.)
Depressa, a Roselândia, onde floriram a Rosa Azul e a Rosa Samba. Viram que novidade? Rosas de verdade, com cheiro e tudo quanto se resume no festival enlevo do perfume?
Busco em vão neste Rio um roseiral, indago, pulo muros: qual!
A flor é de papel, ou cheira mal o terreno baldio, a rua, o Rio?
A Roselândia vamos e aspiremos o fino olor de flor em cor e albor.
Um rosa te dou, em vez de um verso, uma rosa é um rosal; e me disperso em quadrada emoção diante da rosa, pois inda existe flor, e flor que zomba desse fero contexto de metralhadora, de seqüestro e bomba?

28 de maio de 2010

Leia Mateus 6.25-34

Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mateus 6.34

Sempre que conversávamos sobre a preocupação, minha avó, Stallard, uma mulher de grande fé, dizia: "As piores coisas em minha vida nunca aconteceram". Em nossa passagem de hoje, Jesus fala claramente sobre a preocupação. Ele diz a Seus seguidores para confiarem que Deus atenderá às suas necessidades. Jesus dá exemplos de muitas criaturas de quem Deus tem cuidado - os pássaros do ar e as ervas dos campos - e promete que nosso Deus amoroso não fará menos por nós. Quando tento aplicar essa passagem a minha própria vida, meu maior desafio é saber quando agir e quando esperar pela ação de Deus. Um amigo me ajudou a compreender como equilibrar a necessidade de ação pessoal e a fé em Deus ao descrever a acácia [Leguminosae-mimosoideae Acacia galpinii] que cresce nas planícies áridas da África central. Para enfrentar as secas do verão, outono e inverno, as acácias murcham para conservar a umidade. Mas, muitas semanas antes das chuvas da primavera, mesmo um pedacinho da árvore começa a apresentar novas folhas verdes e novos galhos para absorver uma umidade que ainda não pode ser percebida. Vejo a acácia como um exemplo de vida expectante. Nós nos preparamos antes de termos a prova. E podemos viver sem preocupações, sabendo que um Deus bom e gracioso suprirá aquilo de que precisamos. Prepare-se!

Oração: Gracioso e amoroso Deus, dá-nos a sabedoria para agir com fé mesmo diante da incerteza. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Confie em Deus e viva na expectativa.

Oremos para que identifiquemos onde precisamos agir.

Meditação escrita por Joseph S. Matney (Virgínia, EUA)

Medite: Jeremias 51

27 de maio de 2010

Este é mais um texto de Carlos Drummond de Andrade.

A bunda, que engraçada.
Está sempre sorrindo, nunca é trágica
Não lhe importa o que vai
pela frente do corpo. A bunda basta-se.
Existe algo mais? Talvez os seios.
Ora - murmura a bunda - esses garotos
ainda lhes falta muito que estudar.
A bunda são duas luas gêmeas
em rotundo meneio. Anda por si
na cadência mimosa, no milagre
de ser duas em uma, plenamente.
A bunda se diverte
por conta própria. E ama.
Na cama agita-se. Montanhas
avolumam-se, descem. Ondas batendo
numa praia infinita.
Lá vai sorrindo a bunda. Vai feliz
na carícia de ser e balançar.
Esferas harmoniosas sobre o caos.
A bunda é a bunda,
redunda

25 de maio de 2010

Leia 1 Coríntios 15.50-58

Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12.24

Ultimamente, tenho estado desanimado. O ministério aos casados que minha esposa e eu vimos conduzindo há 15 anos está chegando ao fim, apesar de nossos maiores esforços e de acreditarmos que ele seja necessário hoje, mais que nunca. O coral infantil no qual temos trabalhado também parece estar terminando. Essas frustrações levam à incerteza e à insegurança. Enfrentamos uma luta constante para não nos tornarmos amargos com as pessoas e com Deus. Estamos fazendo nossa parte; por que Deus não está fazendo mais para nos ajudar? Apesar do nosso esforço, o ressentimento aparece. As Escrituras nos oferecem esperança em meio ao desânimo. Aprendi que alguns fracassos acontecem porque pedimos a Deus para abençoar o que estamos fazendo em vez de nos oferecermos para ser usados naquilo que Ele está fazendo. Talvez Deus esteja nos dizendo que esses ministérios devem morrer para que outros possam nascer. A carta de Paulo aos Coríntios nos diz que encontramos esperança na ressurreição de Cristo e que, se nossa obra for no Senhor, ela não será em vão (Veja 1 Coríntios 15.58.).

Oração: Ó Deus, afasta-nos da amargura e do ressentimento quando nossos esforços não derem os resultados que desejamos. Ajuda-nos a confiar em Ti e dá-nos a confiança de que o que fazemos por Ti nunca é em vão. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quem serve a Cristo será honrado por Deus (Veja João 12.26.).

Oremos pelas pessoas que estão passando por mudanças indesejadas.

Meditação escrita por Michael A. Macdonald (Carolina do Norte, EUA)

Medite: Jeremias 49

23 de maio de 2010

Leia Mateus 20.1-16

Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça. [...] Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Mateus 20.13-14

Minha vizinha achou confusa a parábola dos trabalhadores na vinha, pois ela retrata um Deus injusto, e isso não pode ser verdade. Lembrei a ela que a história é uma parábola e não deve ser lida de forma literal. Além disso, a parábola não retrata a ação do proprietário, que representa Deus, como injusta. A justiça não convencional do proprietário nos ensina como Deus nos trata. A graça não se ajusta às nossas ideias comuns de justiça. A economia divina nos surpreende e desafia. Nós buscamos prosperar economicamente por meio de competição e mérito. Em geral, falamos de salários justos e assumimos que uma pessoa deveria receber apenas aquilo que trabalhou para ganhar. Em nossa economia, a graça não nos parece prática; é estranha. No entanto, a parábola ensina que Deus prefere nos dar mais do que merecemos - pois essa é Sua natureza. Essa ideia nos desafia tanto quanto desafiou os que ouviram Jesus proferi-la. Temos o desafio de apreciar a natureza incondicional da bondade de Deus por todos e cooperar na economia divina de dar mais do que as pessoas merecem. Fazemos isso quando nos aproximamos dos nossos relacionamentos com a graça concedida por meio de Cristo. Nós que O seguimos temos a responsabilidade de partilhar com todos a abundante generosidade, a excessiva bondade de Deus.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a demonstrar a Tua generosa graça em tudo que fazemos, particularmente nas situações difíceis. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Se as pessoas julgassem a Deus pelas minhas ações, o que aprenderiam sobre a graça?

Oremos para amarmos incondicionalmente hoje.

Meditação escrita por Brian K. Wilcox (Flórida, EUA)

Medite: Jeremias 45

21 de maio de 2010

Leia Mateus 5.13-16

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2.9

Os faroleiros têm de ser pessoas resistentes. Pode ser cansativo e solitário estar postado onde eles estão. O trabalho, geralmente, é mais pesado quando e onde as condições são piores. Um farol pode ser mais confortável quando está mais afastado da costa. Mas os que estão localizados em lugares de maior risco - onde venta - têm maior chance de salvar vidas. O brilho de um farol não é para iluminar o seu interior. É para penetrar a escuridão e as tempestades. O som emitido por um farol não é para o entretenimento do faroleiro. É para vencer a neblina espessa demais para a penetração da luz; é para alertar e guiar as pessoas perdidas. Quando vejo um farol no ponto mais extremo da segurança, penso em nosso chamado a sermos luz ao mundo. Como faróis que guiam os navios a portos seguros, nós tornamos visível a esperança do Senhor. Dirigimos nossa luz para a escuridão e nossas vozes através da neblina da vida. "Veja! Ouça! Venha! Cristo está onde o caos termina." Brilhemos com coragem para que as vidas que ainda estão sendo sacudidas pela tempestade possam encontrar seu caminho para o porto seguro que Cristo oferece.

Oração: Senhor, dá-me a coragem de ser uma luz quando a escuridão for opressora. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos chama da escuridão e nos faz luz para as outras pessoas.

Oremos pelas pessoas que trabalham em lugares distantes de nós.

Teresa Murphy (Oregon, EUA)

Medite: Jeremias 31

20 de maio de 2010

Leia Lucas 10.38-42

Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto. Marcos 6.31

Uma amiga ouviu pacientemente enquanto eu tagarelava sobre meu dia agitado e minha interminável lista de coisas para fazer. Achei que eu tinha usado meu tempo com sabedoria, mas sua resposta me surpreendeu. "E onde entrou Deus nisso?", ela perguntou. Constrangida, dei-me conta de que tinha esperado elogios por todas as minhas realizações. Sua pergunta me fez reavaliar minha atarefada programação. A maioria de nós deseja que os outros nos vejam como pessoas laboriosas. Ousamos admitir que passamos tempo orando ou lendo a Bíblia ou que simplesmente nos sentamos e refletimos sobre as bênçãos de Deus em nossa vida? Jesus queria que Seus discípulos servissem, mas queria mais que isso: queria um relacionamento com eles. Além disso, Jesus os convidava a momentos de descanso para que pudessem renovar suas mentes e corpos para o trabalho a que eram chamados a fazer. Nós, com frequência, podemos cair na armadilha de tentar impressionar as pessoas com nossas atividades e negligenciamos a importância do momento de "descanso" com Deus. Com Deus em programação diária, encontraremos energia renovada para realizar tudo que nos espera a cada dia.

Oração: Pai celestial, perdoa-nos por tentarmos agradar-Te com nossas realizações. Chama-nos de lado, para que obtenhamos renovação pelo tempo passado na Tua presença. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Com que frequência repouso na presença de Deus?

Oremos pelas pessoas escravizadas pelas opiniões alheias.

Connie Coppings (Kentucky, EUA)

Medite: Jeremias 39 // Conexão com a Vida: Nesta semana, reserve um tempo para estar com Deus.

Leia 2 Timóteo 3.10-17

Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando. Tiago 1.6

Nosso neto, Camden, ganhou em seu aniversário um helicóptero de brinquedo, que precisava ser montado. Depois que seu avô o montou, o brinquedo não voava. Então, eu tentei, e depois, sua mãe. Mas, ainda assim, o helicóptero não voava. Enquanto todos nós nos esforçávamos, Camden permanecia ao nosso lado, observando. Finalmente, numa voz calma e prosaica, ele disse: "Talvez devêssemos ler as instruções". Ao ouvir suas palavras, todos nós caímos na gargalhada. Naquele momento, nossa filha lhe assegurou: "Quando seu pai chegar em casa, ele montará para você". E foi o que aconteceu. O que nos leva a tentar fazer algo sem instruções claras? O orgulho e a falsa sensação de autoconfiança podem nos impedir de aproveitar a ajuda disponível. Meus pensamentos já se voltaram para a Bíblia muitas vezes ao tentar fazer algo por conta própria, sem ler as instruções de Deus que ela oferece. Antes, desejando saber o que Deus quer que eu faça, devo buscar com fé, sem duvidar (Veja Tiago 1.5-6.). Quando leio a palavra de Deus e oro, buscando orientação e sabedoria, Deus as concede graciosamente.

Oração: Pai celestial, doador de tudo que é bom, enche nossos corações de amor por Ti e pelas outras pessoas. Perdoa a arrogância que se instala em nós. Ajuda-nos a ser mais flexíveis e a buscar Tua orientação e direção. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Admitir que precisamos da ajuda de Deus é sinal de força.

Oremos pelas pessoas que têm de lutar contra o orgulho.

Carolyn Schemahorn (Missouri, EUA)

Medite: Jeremias 42

Leia Salmo 61.1-5 ou 62.1-2, 5-8

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Tiago 1.2-3

Duas ou três vezes por semana, faço uma caminhada espiritual. É um tempo para refletir sobre a vontade de Deus para minha vida. Penso em acontecimentos do passado e em coisas que estão chegando. Um dia, durante minha caminhada, vi algumas plantas que tinham transpassado o muro de pedra de um convento no caminho pelo qual eu passava. Aquelas plantas me surpreenderam. O poder da vida e a energia que Deus colocou nelas tinham-nas ajudado a crescer, apesar dos obstáculos, mesmo um muro. Em nossa vida espiritual, muitos obstáculos e provações podem nos ameaçar. Muitos de nós nos desesperamos quando deparamos com crises financeiras, desemprego, conflitos e divergências. Mas o Salmo 61 diz que Deus é nosso refúgio e proteção. A fé em Deus nos ajuda a vencer o desespero. Nós podemos nos encher de força espiritual por meio da oração, da reflexão espiritual, da leitura bíblica, da comunhão com nossos irmãos e irmãs na fé, do jejum e da Santa Ceia que tomamos na igreja. Quando nos enchemos da força de Deus, amadurecemos, tornamo-nos fortes o bastante para vencer até mesmo os obstáculos rochosos em nosso caminho.

Oração: Ó Deus, damos graças por nos ouvires quando clamamos por Ti. Ajuda-nos a continuar a crescer apesar dos obstáculos em nosso caminho, confiando que Tu nos fortalecerás. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Que obstáculos Deus ajudou-me a vencer?

Oremos pelas pessoas que perderam seus empregos recentemente.

Eduard Khegay (Moscou, Rússia)

19 de maio de 2010

Guanabara, seio, braço
de a-mar:
em teu nome, a sigla rara
dos tempos do verbo mar.
Os que te amamos sentimos
e não sabemos cantar:
o que é sombra do Silvestre
sol da Urca
dengue flamingo
mitos da Tijuca de Alencar.
Guanabara, saia clara
estufando em redondel:
que é carne, que é terra e alísio
em teu crisol?
Nunca vi terra tão gente
nem gente tão florival.
Teu frêmito é teu encanto
(sem decreto) capital.
Agora, que te fitamos
nos olhos,
e que neles pressentimos
o ser telúrico, essencial,
agora sim és Estado
de graça, condado real.

II

Rio, nome sussurrante,
Rio que te vais passando
a mar de estórias e sonhos
e em teu constante janeiro
corres pela nossa vida
como sangue, como seiva
-- não são imagens exangues
como perfume na fronha
... como pupila do gato
risca o topázio no escuro.
Rio-tato-
-vista-gosto-risco-vertigem
Rio-antúrio
Rio das quatro lagoas
de quatro túneis irmãos
Rio em ã
Maracanã
Sacopenapã
Rio em ol em amba em umba sobretudo em inho
de amorzinho
benzinho
dá-se um jeitinho
do saxofone de Pixinguinha chamando pela Velha Guarda
como quem do alto do Morro Cara de Cão
chama pelos tamoios errantes em suas pirogas
Rio, milhão de coisas
luminosardentissuavimariposas:
como te explicar à luz da Constituição?

III

Irajá Pavuna Ilha do Gato
-- emudeceram as aldeias gentílicas?
A Festa das Canoas dispersou-se?
Junto ao Paço já não se ouve o sino de São José
pastoreando os fiéis da várzea?
Soou o toque do Aragão sobre a cidade?
Não não não não não não não
Rio, mágico, dás uma cabriola,
teu desenho no ar é nítido como os primeiros grafismos,
teu acordar, um feixe de zínias na correnteza esperta do tempo
o tempo que humaniza e jovializa as cidades.
Rio novo a cada menino que nasce
a cada casamento
a cada namorado
que te descobre enquanto rio-rindo.
assistes ao pobre fluir dos homens e de suas glórias pré-fabricadas.

Neste poema Carlos Drummond de Andrade demonstra todo seu amor pela cidade do Rio de Janeiro.
Texto extraído do livro "Nova Reunião", José Olympio Editora - Rio de Janeiro, 1985, pág. 388.

11 de maio de 2010

A bomba
é uma flor de pânico apavorando os floricultores
A bomba
é o produto quintessente de um laboratório falido
A bomba
é estúpida é ferotriste é cheia de rocamboles
A bomba
é grotesca de tão metuenda e coça a perna
A bomba
dorme no domingo até que os morcegos esvoacem
A bomba
não tem preço não tem lugar não tem domicílio
A bomba
amanhã promete ser melhorzinha mas esquece
A bomba
não está no fundo do cofre, está principalmente onde não está
A bomba
mente e sorri sem dente
A bomba
vai a todas as conferências e senta-se de todos os lados
A bomba
é redonda que nem mesa redonda, e quadrada
A bomba
tem horas que sente falta de outra para cruzar
A bomba
multiplica-se em ações ao portador e portadores sem ação
A bomba
chora nas noites de chuva, enrodilha-se nas chaminés
A bomba
faz week-end na Semana Santa
A bomba
tem 50 megatons de algidez por 85 de ignomínia
A bomba
industrializou as térmites convertendo-as em balísticos
interplanetários
A bomba
sofre de hérnia estranguladora, de amnésia, de mononucleose,
de verborréia
A bomba
não é séria, é conspicuamente tediosa
A bomba
envenena as crianças antes que comece a nascer
A bomba
continnua a envenená-las no curso da vida
A bomba
respeita os poderes espirituais, os temporais e os tais
A bomba
pula de um lado para outro gritando: eu sou a bomba
A bomba
é um cisco no olho da vida, e não sai
A bomba
é uma inflamação no ventre da primavera
A bomba
tem a seu serviço música estereofônica e mil valetes de ouro,
cobalto e ferro além da comparsaria
A bomba
tem supermercado circo biblioteca esquadrilha de mísseis, etc.
A bomba
não admite que ninguém acorde sem motivo grave
A bomba
quer é manter acordados nervosos e sãos, atletas e paralíticos
A bomba
mata só de pensarem que vem aí para matar
A bomba
dobra todas as línguas à sua turva sintaxe
A bomba
saboriea a morte com marshmallow
A bomba
arrota impostura e prosopéia política
A bomba
cria leopardos no quintal, eventualmente no living
A bomba
é podre
A bomba
gostaria de ter remorso para justificar-se mas isso lhe é vedado
A bomba
pediu ao Diabo que a batizasse e a Deus que lhe validasse o batismo
A bomba
declare-se balança de justiça arca de amor arcanjo de fraternidade
A bomba
tem um clube fechadíssimo
A bomba
pondera com olho neocrítico o Prêmio Nobel
A bomba
é russamenricanenglish mas agradam-lhe eflúvios de Paris
A bomba
oferece de bandeja de urânio puro, a título de bonificação, átomos
de paz
A bomba
não terá trabalho com as artes visuais, concretas ou tachistas
A bomba
desenha sinais de trânsito ultreletrônicos para proteger
velhos e criancinhas
A bomba
não admite que ninguém se dê ao luxo de morrer de câncer
A bomba
é câncer
A bomba
vai à Lua, assovia e volta
A bomba
reduz neutros e neutrinos, e abana-se com o leque da reação
em cadeia
A bomba
está abusando da glória de ser bomba
A bomba
não sabe quando, onde e porque vai explodir, mas preliba
o instante inefável
A bomba
fede
A bomba
é vigiada por sentinelas pávidas em torreões de cartolina
A bomba
com ser uma besta confusa dá tempo ao homem para que se salve
A bomba
não destruirá a vida
O homem
(tenho esperança) liquidará a bomba.